quarta-feira, 22, abril/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Municípios

TCE media conflito entre Prefeitura e Câmara de Tomar do Geru

16 de março de 2024
in Municípios
0
TCE media conflito entre Prefeitura e Câmara de Tomar do Geru
Share on FacebookShare on Twitter

A primeira Mesa Técnica do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) foi realizada nesta sexta-feira, 15, com o objetivo de buscar soluções para o impasse orçamentário entre a Prefeitura e a Câmara Municipal de Tomar do Geru. O entrave tem prejudicado a oferta de serviços públicos à população. O diálogo foi mediado pela Corte de Contas e o Ministério Público de Contas (MPC).

A Mesa foi solicitada pelo prefeito do município, Pedro Balbino, informada ao colegiado pelo conselheiro Flávio Conceição – atual relator das contas da localidade – e aprovada no Pleno da Corte de Contas no último dia 7 de março. Sua formação teve o intuito de agilizar a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) do município.

Segundo o prefeito, com a LOA ainda em tramitação, diversos serviços municipais estão paralisados e outros estão sendo realizados de forma precária por não haver orçamento. “Nós continuamos, mesmo com esse impasse, com a assistência direta de ambulância de 24 horas; precariamente, o serviço médico; e o tratamento fora de domicílio, da oncologia e de hemodiálise. Apenas esses serviços estão funcionando. A limpeza da cidade é por conta própria da empresa contratada, porque a gente não tem como manter o contrato, já que não temos orçamento”, relatou.

A vice-presidente da Câmara, Edeleide Velames da Silva, entende que a Casa Legislativa está analisando a LOA dentro do prazo legal para aprovação. “Em nenhum momento a gente estava travando, as coisas estavam acelerando e vai continuar assim acelerando o andamento da nova LOA no nosso município Tomar do Geru”, disse.

Durante as discussões, de forma consensual, ficou acordado um prazo de até a próxima sexta-feira, 22, para a Câmara de Vereadores apresentar um parecer com informações que demonstrem o empenho em agilizar a aprovação e liberação do orçamento municipal.

“Nós convergimos para um indicativo de que até sexta-feira eles encaminhem para o Tribunal a informação sobre as providências que foram adotadas para a conclusão, para a deliberação do orçamento. Eles se comprometeram a acelerar o processo, não necessariamente aprovar a LOA, apesar dessa ser a nossa expectativa, mas agilizar para que seja aprovada o quanto antes”, afirma o Eduardo Côrtes, procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe.

O coordenador da 1ª Coordenadoria de Controle e Inspeção do TCE, Raimundo Aragão, presidiu a Mesa Técnica – representando o conselheiro relator Flávio Conceição – e contou que a ferramenta dialógica atua, principalmente, em benefício da sociedade. “Esperamos que com a abertura dessa primeira Mesa Técnica no Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, tenhamos êxito e que ela sirva de exemplo para a instalação de novas mesas técnicas na Corte de Contas”, disse.

A Mesa foi composta também por membros da equipe de auditoria competente, da Unidade de Informações Estratégicas (UNIE) e da Diretoria Jurídica do TCE.

Por DICOM/TCE

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Lagarto promove eficiência, desenvolvimento sustentável e empreendedorismo

Estância promove oficina “Acolher e Atender” para qualificar atendimento à população LGBTQIAPN+

Umbaúba recebe a quarta Areninha e amplia acesso ao esporte e lazer no interior

Governo de Sergipe atende mais de 300 pessoas no Mutirão do Emprego na Barra dos Coqueiros

Prefeitura de Laranjeiras implanta call center exclusivo para manutenção da iluminação pública

Prefeitura de Socorro decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira, 20

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato