quinta-feira, 23, abril/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Municípios

Considerada um dos maiores eventos religiosos do nordeste, Romaria do Senhor dos Passos começa próxima sexta-feira em São Cristóvão

21 de fevereiro de 2024
in Municípios
0
Considerada um dos maiores eventos religiosos do nordeste, Romaria do Senhor dos Passos começa próxima sexta-feira em São Cristóvão
Share on FacebookShare on Twitter

São Cristóvão se prepara para receber uma das maiores manifestações religiosas do nordeste. Com o tema “Nos passos de Jesus entendemos a nossa vocação”, a Romaria do Senhor dos Passos, vai acontecer entre os dias 23, 24 e 25 de fevereiro.

O evento, realizado pela Arquidiocese de Aracaju, é uma tradição há mais de 200 anos, sempre no período quaresmal, em preparação para a Páscoa  e costuma reunir mais de 70 mil fiéis. Em 2015, passou a ser reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Sergipe.

A Prefeitura de São Cristóvão oferece suporte logístico e estrutural para a viabilização da romaria,  com a mobilização de diversas secretarias que compõem a gestão municipal. Para o prefeito, Marcos Santana, além da questão religiosa, o evento é muito importante para a economia do município. “A Festa de Passos tem  uma grande importância porque vai além do aspecto religioso, já que é um evento que atrai visitantes e gera emprego e renda para a nossa cidade. Por isso, a prefeitura trata a Romaria com todo o cuidado, acolhimento e disponibiliza toda logística necessária para que tudo ocorra bem”, destacou. 

Na madrugada de sexta-feira (23) para sábado (24) a Secretaria de Saúde realizará o escalda-pés. A ação é voltada para os romeiros que virão em caminhada na sexta à noite, saindo da Igreja São Judas Tadeu, no bairro América, em Aracaju, com destino à Igreja Senhor dos Passos, no Centro Histórico de São Cristóvão. 

A programação da festa tem início com a realização de sete ofícios em honra do Senhor dos Passos. Os ofícios começaram no dia 02 de fevereiro e vão até o dia 15 de março, todas às sextas, às 19h,na Igreja do Carmo menor. 

Exposição fotográfica retrata a fé que move a Romaria

A Casa das Culturas Populares, no Centro Histórico , conta desde o último dia  16 com a exposição fotográfica “Senhor dos Passos em todos os Passos”, dedicada à celebração religiosa do Senhor dos Passos. A mostra, que ficará em exibição até o dia 28 de março, apresenta itens que remetem às promessas dos fiéis, normalmente depositados no museu dos ex-votos, e uma exposição fotográfica da procissão, capturando detalhes que retratam a devoção dos participantes e a grandiosidade do evento.

Programação da Romaria 

🟣 23/02- Sexta-feira

18h30- 4º ofício- Igreja do Carmo Menor- logo após Benção do Santíssimo

21h- Santuário São Judas Tadeu (Igreja dos Capuchinhos, Aracaju)

22h- Caminhada com o Senhor dos Passos com destino ao Santuário Nossa Senhora da Vitória

🟣 24/02- Sábado

  • Missas:

11h Matriz/ Santuário

16h Matriz/ Santuário (acolhida dos romeiros)

17h Igreja  do Carmo

19h Praça do Carmo, logo após a Procissão de Penitência

🟣 25/02- Domingo

  • Confissões:

Durante todo o dia no Convento do Carmo

Visita das Imagens

Igreja Matriz/ Santuário- Imagem do Senhor dos Passos

Igreja do Carmo Menor- imagem de Nossa Senhora das Dores

  • Missas

06h- Matriz/ Santuário

07h- Igreja do Carmo

08h- Palco ao lado da Matriz/ Santuário

08h- Gruta Nossa Sra. de Lourdes

09h- Igreja do Carmo

09h- Capela São João Batista

09h- Cristo Redentor

10h- Missa Solene (Santuário)

11h- Igreja do Carmo 

11h- Gruta Nossa Sra. de Lourdes

14h- Palco ao lado da Matriz/ Santuário

15h- Missa- Gruta Nossa Sra. de Lourdes

16h- Saída das imagens para o encontro e, em seguida, o Sermão do Encontro e o Cântico da Verônica.

19h- Missa de Encerramento na Praça do Carmo

Programação dos Próximos Ofícios de Senhor dos Passos

4º Ofício – 23/02

5º Ofício – 01/03

6º Ofício – 08/03

7º Ofício – 15/03

Foto: Márcio Garcez.

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Lagarto promove eficiência, desenvolvimento sustentável e empreendedorismo

Estância promove oficina “Acolher e Atender” para qualificar atendimento à população LGBTQIAPN+

Umbaúba recebe a quarta Areninha e amplia acesso ao esporte e lazer no interior

Governo de Sergipe atende mais de 300 pessoas no Mutirão do Emprego na Barra dos Coqueiros

Prefeitura de Laranjeiras implanta call center exclusivo para manutenção da iluminação pública

Prefeitura de Socorro decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira, 20

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato