domingo, 6, julho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Política

STF extingue aposentadoria vitalícia para ex-governadores de Sergipe

15 de junho de 2018
in Política
0
Share on FacebookShare on Twitter

O Supremo Tribunal Federal julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) impetrada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil que questionava a concessão do pagamento de aposentadorias vitalícias a ex-governadores de Sergipe.

A ação foi fruto de uma matéria julgada inconstitucional pelo Conselho Pleno da OAB/SE em 2011 e foi ajuizada no STF, através do Conselho Federal, contra a Assembleia Legislativa de Sergipe. Para a OAB, as previsões estaduais violam a Constituição Federal sob vários aspectos.

Na ADI, a OAB contestou o artigo 263 da Constituição de Sergipe, que permitia o pagamento de pensão aos ex-governadores que tenham exercido o cargo por, no mínimo, seis meses. A previsão de concessão era tratada como um subsídio mensal no valor igual aos vencimentos recebidos por um desembargador do Tribunal de Justiça sergipano. Para o presidente em exercício da OAB/SE, Inácio Krauss, a procedência da ADI é a concretização de uma luta da entidade em defesa da moralidade pública e do fim das regalias.

Na decisão, o relator do processo, ministro Roberto Barroso, afirmou que o Supremo tem derrubado essas normas por violação ao princípio de igualdade, ao princípio republicano e ao princípio democrático.

PEC

Autor de um Projeto de Emenda a Constituição (PEC 01/2017) na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), que pretende extinguir o artigo da constituição estadual que garantia esse pagamento, o deputado estadual Georgeo Passos (Rede), comemorou a decisão do Supremo. “Essa ação proposta pela OAB e a decisão proferida pelo STF são importantes na luta para acabar com essa anomalia, onde esses ex-governadores recebem uma gorda pensão sem terem contribuído por ela, pelo simples fato de terem exercido um mandato concedido pelo povo. Sergipe é um dos poucos Estados do Brasil que ainda subsistia este benefício”, afirmou.

O artigo 26, da Lei nº 9.868/1999, assevera que é possível a interposição de embargos declaratórios contra a decisão mencionada. Por isso, o parlamentar garante que apesar da vitória obtida no Supremo é preciso se mobilizar para acabar de vez com essas pensões. “É isso que nossa PEC pretende fazer. Mas, infelizmente, desde o ano passado que o projeto aguarda a tramitação na Assembleia Legislativa. Esperamos que com essa decisão os colegas de parlamento entendam a importância de acabar com essas aposentadorias”, finalizou Georgeo Passos.

Fonte: Ascom OAB/SE e Alese

Notícias Relacionadas

Governador Fábio participa da primeira noite do Arrasta Fé e ressalta importância da diversidade rel...

Ministro Márcio Macêdo defende respeito mútuo entre os Poderes

“São João movimenta toda a cadeia produtiva”, afirma Marcelo Sobral em balanço na Alese 

Paulo Júnior destina R$ 250 mil para a Saúde de Nossa Senhora das Dores

Prefeita Emília Corrêa recebe sindicato dos guardas municipais para discutir demandas da categoria

Breno Garibalde pede urgência no PL que proíbe fogos com altos ruídos

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato