terça-feira, 23, junho/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Saúde

SES alerta sobre importância da prevenção e diagnóstico precoce  do câncer de boca 

11 de julho de 2023
in Saúde
0
SES alerta sobre importância da prevenção e diagnóstico precoce  do câncer de boca 
Share on FacebookShare on Twitter

Esse tipo de câncer de cabeça e pescoço é um dos mais incidentes no Brasil

Criada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Câncer de Cabeça e Pescoço (SBCCP), a campanha do Julho Verde visa conscientizar a população sobre a necessidade da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça a importância da prevenção, em especial sobre o câncer de boca.

O câncer de cavidade oral é definido como um conjunto de neoplasias malignas que acometem diferentes regiões anatômicas da cabeça e pescoço como lábio, língua, gengiva, assoalho de boca e palato duro. De acordo com referência técnica de Odontologia Especializada da SES, Fernanda Cosenza, o câncer de boca está entre os mais incidentes no Brasil, principalmente na população do sexo masculino.

“Atualmente, Sergipe encontra-se entre os sete estados brasileiros com maiores índices desse câncer, sendo no sexo masculino o terceiro tipo de câncer que mais ocorre no estado. A maioria dos casos de câncer de cavidade oral são diagnosticados em estágio avançado. Para reverter esse quadro, faz-se necessário estratégias de controle da doença, por meio de um conjunto de ações contínuas que se iniciam desde a prevenção com a diminuição da exposição a fatores de risco e na detecção, diagnóstico e tratamento precoce, contribuindo assim para o tratamento em tempo oportuno”, explicou.

A prevenção tem como objetivo informar a população sobre os principais fatores de risco à doença: tabagismo; consumo excessivo de bebida alcoólica, bem como a associação desses dois fatores; exposição solar prolongada sem proteção e a não vacinação contra o HPV. “Precisamos estar atentos aos sinais e sintomas iniciais característicos da doença, como uma ferida na boca que não cicatriza por mais de 15 dias; manchas ou placas avermelhadas, esbranquiçadas ou escuras; nódulo persistente, inchaço na mandíbula; sangramento sem causa conhecida em qualquer região da boca; lesões que não doem; dentes moles e doloridos sem causa e dificuldade de falar, mastigar e/ou engolir”, alertou Fernanda.

Ações desenvolvidas pela SES

A Saúde tem como objetivo diminuir a incidência e a evolução do câncer de cavidade oral, realizando a detecção precoce e o tratamento. Entre o conjunto de projetos realizados pela  SES, há o GT da Oncologia, um  grupo de trabalho que elabora um plano de ação envolvendo todos os níveis da Atenção à Saúde para fazer o levantamento de dados para o Plano de Atenção Oncológica do Estado de Sergipe, alinhando com as unidades de diagnóstico do câncer de boca do Estado.  

Além disso, houve a criação do projeto ‘Sorrir Sergipe’, que tem como foco a detecção, diagnóstico e tratamento precoce do Câncer de Cavidade Oral por meio da oferta de atendimento odontológico especializado, próximo ao domicílio. A iniciativa foi incluída no cronograma de eventos do ‘Sergipe é aqui’, tendo a sua primeira edição no dia 6 de Julho de 2023, no município de Frei Paulo, no agreste do estado.

Na primeira participação do ‘Sorrir Sergipe’ no ‘Sergipe é aqui’, foram avaliados 86 usuários, dos quais 11 foram encaminhados para confirmação do diagnóstico no Centro de Especialidades Odontológicas da sua região de saúde, por meio da realização de biópsia e exame anatomopatológico.

Foto: Flávia Pacheco

Notícias Relacionadas

II Seminário Estadual qualifica profissionais da Atenção Primária para prevenção e cuidado da Doença...

Centro de Hemodinâmica do Huse qualifica linha de cuidado ao infarto em Sergipe

Teste rápido pode prever risco de Alzheimer décadas antes dos sintomas

Teste genético para câncer de mama será incorporado ao SUS; Dra. Paula Saab explica

Hemose reforça apelo por doação de sangue e alerta para necessidade de todos os tipos sanguíneos

Prefeitura de Aracaju inicia ciclo de plenárias da 13ª Conferência Local de Saúde

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato