domingo, 21, junho/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Saúde

Sergipe recebeu 189 doses para aplicação da vacina contra a MonkeyPox

15 de março de 2023
in Saúde
0
Sergipe recebeu 189 doses para aplicação da vacina contra a MonkeyPox
Share on FacebookShare on Twitter

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu 189 doses para aplicação da vacina contra a MonkeyPox (ou mpox, popularmente conhecida como varíola dos macacos). Neste primeiro momento, o foco do Ministério da Saúde são os grupos de risco para as formas graves da doença, com as pessoas que vivem com HIV/Aids e profissionais que atuam em laboratórios em contato com vírus. A vacina estará disponível a partir do dia  16, no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais, que fica no anexo do Hospital de Urgência de Sergipe João Alves Filho (Huse). As doses serão aplicadas nas terças e quintas-feiras, das 8h às 16h.

A gerente de Imunização da SES, Sândala Teles, explicou sobre os critérios para que as pessoas possam ser inseridas na vacinação. “Em Sergipe, para receber a vacina, além de estar incluso no público-alvo, as pessoas precisam ser encaminhadas pelo Serviço de Referência HIV/Aids. Com tudo organizado, as pessoas podem imunizadas”, explicou.

Público- Alvo 

O público-alvo para a vacinação nesta primeira etapa são pessoas com pré-exposição, ou seja,  indivíduos vivendo com HIV/Aids (PVHA): homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais, com idade igual ou superior a 18 anos; profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos de idade.

Também estão elegíveis pessoas com pós-exposição ao vírus, ou seja, aqueles que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para Mpox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco.

Para a vacinação pré-exposição, é recomendado respeitar um intervalo de 30 dias entre qualquer vacina previamente administrada. Em situação de pós-exposição, cujo principal objetivo é o bloqueio da transmissão, a recomendação é que a aplicação seja realizada independentemente da administração prévia de qualquer imunobiológico.

Sobre a Monkeypox

O mpox vírus é um Orthopoxvírus causador de doença cujos sinais e sintomas se assemelham aos da varíola, com menor gravidade. Trata-se de uma zoonose, endêmica em países da África Central e Ocidental, cujos casos são mais frequentes em locais próximos a florestas tropicais, com evidências da detecção viral em animais como roedores em geral (esquilos, ratos e ratazanas), diferentes espécies de macacos, entre outros. Cabe destacar que, apesar do nome, os primatas não humanos (macacos) não são reservatórios do vírus e, como os humanos, também podem ser acometidos pela doença.

O período de incubação da doença pode durar de 5 a 21 dias e a transmissão entre seres humanos é limitada, estando mais frequentemente relacionada a contato direto com fluidos corporais, lesões de pele ou de mucosas internas como boca ou garganta, gotículas respiratórias, em qualquer fase da doença, e também por meio de objetos contaminados. Dentre os sinais e sintomas, os mais frequentes são febre, erupções corporais que evoluem de máculas à pústulas num período entre duas a quatro semanas e edema de gânglios linfáticos.

Fonte: SES

Notícias Relacionadas

II Seminário Estadual qualifica profissionais da Atenção Primária para prevenção e cuidado da Doença...

Centro de Hemodinâmica do Huse qualifica linha de cuidado ao infarto em Sergipe

Teste rápido pode prever risco de Alzheimer décadas antes dos sintomas

Teste genético para câncer de mama será incorporado ao SUS; Dra. Paula Saab explica

Hemose reforça apelo por doação de sangue e alerta para necessidade de todos os tipos sanguíneos

Prefeitura de Aracaju inicia ciclo de plenárias da 13ª Conferência Local de Saúde

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato