sábado, 20, junho/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Saúde

Sergipe confirma três casos de varíola dos macacos

3 de setembro de 2022
in Saúde
0
Sergipe confirma três casos de varíola dos macacos
Share on FacebookShare on Twitter

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Diretoria de Vigilância em Saúde, confirmou na noite desta sexta-feira, 2, os primeiros casos da varíola dos macacos (Monkeypox) em Sergipe. Três das amostras enviadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) para processamento na Fiocruz, no Rio de Janeiro, foram positivadas. Trata-se de um homem, de 24 anos , uma adolescente, de 12 anos, e uma mulher, de 28 anos.

De acordo com a SES, os três casos são residentes de Aracaju. Os pacientes encontram-se bem, em isolamento domiciliar e serão monitorados pela Secretaria de Saúde de Aracaju .

Segundo boletim do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Sergipe, amostras de 16 casos suspeitos estão em análise no laboratório de referência, no Rio de Janeiro, e 13 já foram descartados .

Desde o surgimento dos primeiros casos suspeitos no país, a Secretaria de Saúde de Sergipe vem trabalhando com as comunicações de risco para a rede de saúde pública e privada e a construção do Plano Estadual de contingência, orientando sobre transmissão e sintomas, definição de casos suspeitos, confirmados e descartados, identificação e rastreamento de contatos, bem como sobre o manejo clínico do paciente e controle de infecções.

Na oportunidade, a SES reforça que é necessário que profissionais da saúde estejam atentos aos casos suspeitos e notificação para que seja feita a coleta de amostras para sua devida classificação.

Os sintomas da Monkeypox são: febre, dor de cabeça, aumento de linfonodos, além das lesões de pele. A erupção passa por diferentes estágios e pode se parecer com varicela (catapora) ou sífilis. O período de incubação é tipicamente de 6 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias. Quando a crosta desaparece, a pessoa deixa de infectar outras pessoas.

Com informações da SES 

Notícias Relacionadas

II Seminário Estadual qualifica profissionais da Atenção Primária para prevenção e cuidado da Doença...

Centro de Hemodinâmica do Huse qualifica linha de cuidado ao infarto em Sergipe

Teste rápido pode prever risco de Alzheimer décadas antes dos sintomas

Teste genético para câncer de mama será incorporado ao SUS; Dra. Paula Saab explica

Hemose reforça apelo por doação de sangue e alerta para necessidade de todos os tipos sanguíneos

Prefeitura de Aracaju inicia ciclo de plenárias da 13ª Conferência Local de Saúde

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato