segunda-feira, 29, junho/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Política

Sergipanidade: Jeferson diz que Alese trabalha pra honrar a história

24 de outubro de 2023
in Política
0
Sergipanidade: Jeferson diz que Alese trabalha pra honrar a história
Share on FacebookShare on Twitter

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) se engajou nas comemorações do Dia da Sergipanidade. Deputados utilizaram a tribuna para falar sobre a data, a Escola do Legislativo (Elese) promoveu palestras sobre o tema e o presidente da Casa, Jeferson Andrade (PSD), se manifestou pelas redes sociais.

Em sua mensagem, Jeferson falou de pertencimento e sensibilidade. “Eu gosto da terra, das águas, das matas e das pessoas. Como sergipano, trabalho firme, ao lado dos demais deputados da Assembleia Legislativa, para honrar a história, preservar a cultura e as artes e avançar para o futuro, sempre com esse forte sentimento no peito”, declarou ele.

A Alese, diz o presidente, é uma instituição comprometida com a promoção dos valores republicanos, democráticos, da cidadania e da sergipanidade. No mês passado, a Casa reativou o seu do Espaço Cultural, dedicado à valorização dos artistas e das manifestações culturais sergipanas.

Já a Elese, acrescenta Jeferson, trabalha, durante o ano todo, temas sobre história sergipana, por meio de rodas de conversas com autores e palestras com estudiosos do assunto. Nesta terça-feira (24), a Escola convidou o doutor em Sociologia, Dênio Azevedo, para discorrer sobre o Dia da Sergipanidade.

No plenário, hoje, quatro deputados discursaram sobre sergipanidade. Linda Brasil (Psol) disse que o 24 de outubro é uma data para se comemorar a identidade do povo sergipano. Marcelo Sobral (União Brasil) afirmou que a sergipanidade está na arte, na cultura e nas tradições passadas de geração a geração. Manoel Marcos (PSD) declarou que o sergipano é um povo trabalhador que luta diariamente por sua independência. E Lidiane Lucena (Republicanos) destacou a programação do Museu da Gente Sergipana alusiva ao Dia da Sergipanidade.

Lei

O Dia da Sergipanidade foi criado pela Lei 8601, de novembro de 2019. Antes, Sergipe comemorava sua independência em relação à Bahia em duas datas: 8 de Julho (data da assinatura do Decreto de D. João VI) e 24 de Outubro (data em que o Decreto chegou a Sergipe). Com a lei, o 24 de outubro foi transformado no Dia da Sergipanidade.

A data serve para reafirmar a identidade do povo sergipano, estimulando a realização de atividades artísticas e culturais que exaltem o orgulho de pertencer a Sergipe. É um sentimento de pertencimento em relação aos costumes, tradições, saberes e fazeres sergipanos.

Por Agência de Notícias Alese

Notícias Relacionadas

Danielle destaca coragem, união e trajetória ao lado de Alessandro em evento no Iate Clube

Deputado federal Thiago de Joaldo reúne garis e reforça apoio ao piso salarial de R$ 3 mil

Requerimento de autoria de Elber que cobra informações sobre permissões e concessões de espaços públ...

André ressalta importância de decisão histórica do STF sobre igualdade salarial 

Implantada por Eduardo Amorim, UTQ do Huse se tornou referência no Nordeste

Projeto de Yandra Moura abre portas para o primeiro emprego jovem

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato