quinta-feira, 18, junho/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Política

Projeto do senador Alessandro Vieira criminaliza aumento abusivo de preços durante calamidades públicas

2 de março de 2023
in Política
0
Projeto do senador Alessandro Vieira  criminaliza aumento abusivo de preços durante calamidades públicas
Share on FacebookShare on Twitter

Autor da proposta, senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) sugere como pena a reclusão de dois a cinco anos, mais multa 

A tragédia em São Sebastião tirou a vida de 65 pessoas e deixou outras 2,4 mil desabrigadas. Sem acesso a moradia, a alimentos, roupas ou itens de higiene pessoal, as vítimas tiveram que lidar com mais uma dificuldade: o aumento abusivo dos preços de itens básicos, como água mineral. Para banir a prática, o senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) protocolou o PL 618/23, que criminaliza a elevação do preço de produtos e serviços, sem justa causa, por ocasião de calamidade pública. A pena prevista é de reclusão de dois a cinco anos, mais multa.

“Justamente no período em que determinados produtos e serviços, como água mineral, se tornam mais necessários à população vulnerabilizada por desastres naturais e sanitários, assiste-se a um aumento descabido em seus valores, inviabilizando o acesso e a manutenção da dignidade dessa mesma população”, justifica Vieira.

A proposta altera o Código de Defesa do Consumidor e a Lei que tipifica crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo para vedar e punir o aumento abusivo de preços de produtos e serviços por ocasião de calamidade pública, endemias e pandemias, de modo a proteger os cidadãos afetados e desestimular condutas semelhantes por parte de fornecedores de bens e serviços.  por parte de fornecedores de bens e serviços.

O projeto é fruto de iniciativa conjunta dos parlamentares do Gabinete Compartilhado e também foi protocolada na Câmara dos Deputados, assinada pelos deputados Tabata Amaral (PSB/SP), Amom Mandel (CIDADANIA/AM), Duda Salabert (PDT/MG), Pedro Campos (PSB/PE), Duarte Jr. (PSB/MA) e Camila Jara (PT/MS).

Foto assessoria

Notícias Relacionadas

Danielle destaca coragem, união e trajetória ao lado de Alessandro em evento no Iate Clube

Deputado federal Thiago de Joaldo reúne garis e reforça apoio ao piso salarial de R$ 3 mil

Requerimento de autoria de Elber que cobra informações sobre permissões e concessões de espaços públ...

André ressalta importância de decisão histórica do STF sobre igualdade salarial 

Implantada por Eduardo Amorim, UTQ do Huse se tornou referência no Nordeste

Projeto de Yandra Moura abre portas para o primeiro emprego jovem

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato