
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu, nesta terça-feira, 10, uma capacitação sobre a Linha de Cuidado da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação ocorreu no Centro de Educação Permanente de Saúde (Ceps), e foi destinada a profissionais de diversas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital.
O treinamento foi ministrado por profissionais de diversas áreas (fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e assistência social) por meio de vídeos que abordam sintomas, comportamento, questões sensoriais, política municipal, estadual e nacional, comunicação e direitos da pessoa com TEA.

Ao todo, cerca de 100 profissionais receberão a capacitação, divididos em turmas de 15 pessoas. A coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação – CER II, e responsável pelo treinamento, Sony Petris, explica que as orientações já foram passadas para gerentes e coordenadores, e que este é o momento de quem atende diretamente a população.
“Nós pensamos na capacitação como uma forma de entregar para os trabalhadores conhecimento para além dos fluxos. Queremos mostrar o papel dos serviços e explicar tudo que pode ser feito para dar mais qualidade de vida a uma pessoa com TEA. Além disso, abordamos a importância da continuidade do serviço em diferentes unidades, a fim de evitar uma peregrinação desnecessária, com encaminhamentos mais assertivos e com maior resolutividade em cada etapa”, afirmou.
Após a exibição dos vídeos, foi aberto um espaço para o debate entre os profissionais para elucidação de dúvidas e recebimento de sugestões para melhoria da rede pública de Saúde.
Por Ascom/SMS