A construção do Plano Municipal de Habitação de Aracaju deu um passo importante. A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, realizou, nesta segunda-feira (4), em seu gabinete, a primeira reunião de alinhamento sobre a proposta, que integra o seu Plano de Soluções para a cidade.
O encontro marcou o início de um trabalho estratégico voltado à organização das políticas habitacionais do município, com foco na ampliação do acesso à moradia digna e no planejamento urbano responsável. Na oportunidade, foram discutidos os primeiros encaminhamentos para a estruturação do plano, que deverá reunir diagnóstico da realidade habitacional de Aracaju, definição de prioridades e construção de estratégias que atendam às necessidades da população.
Para a prefeita, o principal objetivo deste plano é possibilitar dignidade para centenas de famílias que hoje ainda vivem sem essa garantia.“Hoje, demos o pontapé para aquilo que um dia foi idealizado. Estamos falando de moradia, de dignidade, de dar segurança para famílias que ainda vivem sem essa garantia. Essa reunião demonstra que estamos trabalhando com seriedade, planejamento e responsabilidade. Não é algo improvisado. Estamos construindo um plano com base na realidade da nossa cidade, ouvindo, analisando e definindo prioridades de forma consciente. Acredito muito que a cidade só cresce de verdade quando cresce com justiça social. E garantir moradia digna faz parte disso. Queremos, realmente, fazer a diferença na vida das pessoas ”, comentou.
O procurador-geral do município, Hunaldo Mota, ressaltou a importância do início da construção do Plano Municipal de Habitação como um passo fundamental para garantir segurança jurídica e efetividade às políticas públicas voltadas à moradia na capital. “Esse primeiro momento é essencial para estabelecer bases sólidas. Estamos tratando de uma política pública que exige responsabilidade, planejamento e, principalmente, segurança jurídica para que possa ser executada de forma eficiente e duradoura. Mais do que um planejamento técnico, estamos falando de um instrumento que vai impactar diretamente a vida das pessoas, ampliando o acesso à moradia digna e promovendo desenvolvimento urbano com equilíbrio e justiça social”, explicou.
O secretário municipal da Família e Assistência Social, Luciano Paz, pontuou que o diálogo institucional e da construção conjunta para o avanço do Plano Municipal de Habitação são primordiais. “Esse é um momento de união de esforços. A materialização desse Plano Municipal de Habitação exige diálogo, articulação e responsabilidade, porque estamos tratando de uma pauta que impacta diretamente a vida de muitas famílias. Nosso papel é garantir que esse planejamento avance com integração entre as áreas da gestão e também com os demais atores envolvidos, criando as condições necessárias para que as ações saiam do papel e cheguem a quem mais precisa. A orientação da prefeita é clara: trabalhar com planejamento, escuta e compromisso social. E é assim que vamos conduzir esse processo”, concluiu.
Participaram da reunião o procurador-geral do município, Hunaldo Mota, o secretário municipal da Família e Assistência Social, Luciano Paz, o secretário da Fazenda, Sidney Thiago, o secretário da Articulação Política, Fábio Uchôa, e a secretária da Comunicação, Gleice Queiroz.
Foto: Camila Sousa/PMA