quinta-feira, 25, junho/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Saúde

Hospital Universitário terá R$ 5 milhões do Rehuf em 2017

5 de maio de 2017
in Saúde
0
Share on FacebookShare on Twitter

not_d0fa3ee293f0b2b019042af12990ebdb590ca318c5b528_72179858

Programa contempla hospitais universitários com liberação de recursos

Foram liberados na última terça-feira, 2, recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Um dos contemplados com o benefício foi o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), que receberá em 2017 cerca de R$ 5 milhões.

A primeira parcela desse montante será utilizada para adquirir móveis hospitalares, instrumentais cirúrgicos, ventiladores pulmonares, mesas cirúrgicas, aparelhos de anestesia e equipamentos úteis à produção da unidade de fisioterapia, cujos processos licitatórios já estão concluídos com atas de registro de preços vigentes.

De acordo com a superintendente do HU-UFS, Angela Silva, o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais possibilita investimentos estratégicos. “São investimentos em mobiliários, como camas hospitalares, modernas e equipamentos, o que chamamos de capital. Sem esses investimentos, não seria possível, por exemplo, expandir serviços e aperfeiçoar o hospital tecnologicamente”, declara a gestora.

Benefícios

A superintendente explica que, apesar do decreto que institui o Rehuf ser de janeiro de 2010, o HU-UFS começou a receber recursos do programa em 2011, período em que pôde adquirir aparelhos de ressonância e hemodinâmica, além do arco cirúrgico, acessório que auxilia a equipe médica para a realização de intervenções cirúrgicas.

 “Foi por meio de recursos do Rehuf que o HU-UFS adquiriu diversos equipamentos médico-hospitalares, tais como Tomografia de 64 canais, ressonância magnética, hemodinâmica, Raio X telecomandado e arco cirúrgico, além de equipamentos para uso do laboratório de análises clínicas”, detalha Angela Silva.

Aparelhamento

Ela diz ainda que o hospital foi beneficiado com aparelhamento da unidade neuromuscular em termos cirúrgicos, com eletroneuromiógrafo, sistema de digitalização e impressão de imagens radiológicas, além de bisturis eletrônicos, colposcópios, otoscópios, laringoscópios, oxímetros de pulso, entre outros itens.

A verba liberada neste mês foi destinada aos hospitais por meio de duas portarias do Ministério da Saúde publicadas no Diário Oficial da União, prevendo o custeio de materiais de uso diário das unidades (R$ 155,3 milhões), além de investimentos em reformas, obras e aquisição de equipamentos (R$ 33,8 milhões).

Os recursos financeiros são liberados mediante a comprovação da liquidação dos empenhos. A gestora do HU-UFS destaca também que a liberação no início de maio proporciona um planejamento que facilita o trabalho da Governança do Hospital. “Antes do Rehuf, os recursos de capital tinham uma periodicidade incerta para liberação. Hoje, podemos trabalhar um plano de investimentos a longo prazo, o que, sem dúvida, otimiza a gestão”, ressalta.

Por Andreza Azevedo

Notícias Relacionadas

II Seminário Estadual qualifica profissionais da Atenção Primária para prevenção e cuidado da Doença...

Centro de Hemodinâmica do Huse qualifica linha de cuidado ao infarto em Sergipe

Teste rápido pode prever risco de Alzheimer décadas antes dos sintomas

Teste genético para câncer de mama será incorporado ao SUS; Dra. Paula Saab explica

Hemose reforça apelo por doação de sangue e alerta para necessidade de todos os tipos sanguíneos

Prefeitura de Aracaju inicia ciclo de plenárias da 13ª Conferência Local de Saúde

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato