banner ad
Advertisement

Falta de vitamina D no corpo aumenta risco de contrair a covid-19, diz estudo

| 17 de setembro de 2020

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Medicina de Chicago, nos EUA, concluiu que a deficiência nos níveis de vitamina D pode aumentar o risco de contrair a covid-19. No trabalho, 489 pacientes tiveram seus níveis da substância analisados, em testes realizados até um ano antes de fazerem o exame para detectar o novo coronavírus.

Os pesquisadores descobriram que pacientes com deficiência de vitamina D que não receberam tratamento tiveram quase duas vezes mais chance de testar positivo para a covid-19 em comparação com pacientes que tinham níveis suficientes da vitamina.

— A vitamina D é importante para a função do sistema imunológico, e os suplementos de vitamina D já se mostraram capazes de reduzir o risco de infecções virais do trato respiratório. Nossa análise estatística sugere que isso pode ser verdade para a infecção de covid-19 — explicou David Meltzer, Chefe de Medicina Hospitalar da Universidade de Chicago e autor principal de o estudo, em entrevista ao portal da instituição.

Para comprovar seus achados, Meltzer e equipe afirmaram que é necessário realizar estudos experimentais para indicar se a suplementação de vitamina D pode reduzir o risco e a gravidade da Covid-19.

Um artigo escrito por membros da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) vai no mesmo caminho. Nele, os pesquisadores dizem que a deficiência de vitamina D pode aumentar o risco de doenças agudas e infecções respiratórias.

— A vitamina D não é uma substância semelhante a um hormônio esteroide, que tem uma ação importante dentro do núcleo das células, inclusive no sistema respiratório — explica o endocrinologista Luis Augusto Tavares Russo, membro da SBEM e diretor-médico do Instituto Brasil de Pesquisa Clínica (IBPCLIN).

Coração e ossos também agradecem

Tavares Russo destaca ainda que a vitamina D é importante também para o fortalecimento ósseo, para a saúde do coração e dos demais músculos do corpo, e para o controle da diabetes.

A principal fonte é a exposição ao sol. Com o isolamento social causado pela pandemia, médicos acreditam que os níveis desta substância possam ter caído ainda mais na população brasileira.

O trabalho dos pesquisadores brasileiros recomenda suplementação de 400 a 2 mil unidades diárias de vitamina D, de acordo com a idade e as condições clínicas. O paciente, porém, só deve consumir a substância com prescrição médica e associada à exposição solar três vezes na semana.

A manutenção dos níveis de vitamina D no organismo é importante em todas as faixas etárias, principalmente na infância — para ajudar no crescimento ósseo e evitar o raquitismo — e na terceira idade, prevenindo a osteoporose.

Fontes de vitamina D

Banho de sol – Os raios ultravioleta B são ativadores da vitamina D na pele. Por isso, é recomendado tomar banho de sol três vezes na semana, por 20 minutos, sem filtro solar, antes das 10h. Cerca de 80% da vitamina D que desenvolvemos vêm do sol.

Suplementação – Se seu exame de sangue apontar insuficiência nos níveis de vitamina D, seu médico deverá recomendá-lo a suplementação com ingestão diária de até 2 mil unidades (a cápsula vem com a concentração) da substância.

Derivados do leite – O consumo de alimentos como queijos e iogurtes ajuda na obtenção de vitamina D. Junto com o cálcio, a substância realiza um excelente trabalho na manutenção óssea do corpo.

Peixes e ovos – O atum, a sardinha e o salmão possuem boas quantidades de vitamina D. O óleo de fígado do bacalhau também pode ser fonte da substância. A gema do ovo também possui vitamina D. No entanto, seu consumo deve ser moderado.

Fonte: www.yahoo.com.br

Tags: ,

Category: Destaques, Saúde

Comments are closed.

Educação

Mais de 87 mil candidatos farão o Enem em Sergipe

Mais de 87 mil candidatos farão o Enem em Sergipe

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 estão marcadas para começar no próximo domingo, 17, em todo o país, para os 5.783.357 candidatos inscritos. Em Sergipe, 87.502 candidatos se inscreveram e desses, 12.720 são da rede estadual de ensino. As revisões realizadas pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) estão sendo transmitidas […]

| 14 de janeiro de 2021
Educação Estadual inicia revisão final para o Enem

Educação Estadual inicia revisão final para o Enem

Em Sergipe, 87.502 candidatos se inscreveram, 12.720 dos quais são da rede estadual de ensino e 4.630 são do curso Pré-Universitário da Seduc. Visando proteger os alunos neste momento de pandemia, a popular Revisão Final para o Enem, que todos os anos acontece na Areana Batistão, não ocorrerá de forma presencial. Os professores do curso […]

| 14 de janeiro de 2021
Prefeitura divulga protocolo sanitário para retomada das aulas presenciais em Aracaju

Prefeitura divulga protocolo sanitário para retomada das aulas presenciais em Aracaju

A Prefeitura de Aracaju divulgou, nesta terça-feira, 12, o protocolo sanitário para retomada das aulas presenciais na cidade, com medidas de prevenção da infecção pelo novo coronavírus. O documento, elaborado por um comitê técnico, com base na portaria conjunta do Governo Federal e considerando o quadro epidemiológico local, estabelece as medidas institucionais e individuais que […]

| 12 de janeiro de 2021

Economia

Contribuinte pode gerar boleto do IPTU no Portal da Secretaria da Fazenda de Aracaju

Contribuinte pode gerar boleto do IPTU no Portal da Secretaria da Fazenda de Aracaju

Desde o primeiro dia do ano, a Prefeitura de Aracaju está realizando, via Correios, a distribuição dos 200 mil carnês referentes ao Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2021. Mas o contribuinte também pode acessar os boletos no Portal do Contribuinte – fazenda.aracaju.se.gov.br.  De forma prática, o aracajuano pode verificar a sua situação atual, se está isento […]

| 15 de janeiro de 2021
Mais de 14 mil pessoas se formalizaram como MEI em 2020 em Sergipe

Mais de 14 mil pessoas se formalizaram como MEI em 2020 em Sergipe

Um levantamento realizado pelo Sebrae mostra que em meio à pandemia cresceu a quantidade de pessoas que decidiram abrir um negócio e se formalizaram como microempreendedores individuais (MEIs) em Sergipe. Em 2020, 14.386 pessoas optaram pela formalização, número 37,69% superior ao registrado no ano anterior, quando foram criados 10.448 MEIs. Com essas novas adesões, o […]

| 15 de janeiro de 2021
Nascidos em julho podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje

Nascidos em julho podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje

Serão beneficiadas 3,4 milhões de pessoas Cerca de 3,4 milhões de beneficiários do auxílio emergencial e do auxílio emergencial extensão nascidos em julho poderão sacar a última parcela do benefício a partir desta sexta-feira (15). Eles poderão sacar ou transferir os recursos da conta poupança social digital. Foram creditados cerca de R$ 2,4 bilhões para esse […]

| 15 de janeiro de 2021

Concursos

Concurso da Câmara de Aracaju abre opção de reembolso

Concurso da Câmara de Aracaju abre opção de reembolso

O concurso da Câmara Municipal de Aracaju, que foi adiado, abriu a opção de reembolso para aqueles candidatos que queiram desistir da prova. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV) e a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o prazo para que o candidato manifeste interesse é até o próximo dia 22. Para que seja reembolsado o […]

| 12 de janeiro de 2021
Concurso da Câmara de Vereadores de Aracaju é adiado pela segunda vez

Concurso da Câmara de Vereadores de Aracaju é adiado pela segunda vez

A Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA) anunciou nesta quinta-feira, 29, o adiamento da aplicação das provas do Concurso Público para provimentos de cargos da Casa Parlamentar. O motivo, conforme nota divulgada à imprensa, é o Decreto Estadual nº 40.688, publicado em 5 de outubro de 2020, no qual prorroga o Estado de Calamidade Pública em […]

| 30 de outubro de 2020
João Eloy anuncia porte de arma e concurso público para a perícia em Sergipe

João Eloy anuncia porte de arma e concurso público para a perícia em Sergipe

O Governo do Estado autorizou a realização de um concurso público para a Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp). Com a autorização, em breve, o trabalho de análises e exames periciais ganhará um importante reforço, que irá contribuir na constante melhoria da segurança pública de Sergipe, que já vem sendo registrada e atestada por entidades nacionais. […]

| 24 de outubro de 2020
banner ad
banner ad