sábado, 20, junho/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Saúde

Coren interdita serviço de enfermagem na pediatria do HU de Lagarto

28 de setembro de 2022
in Saúde
0
Coren interdita serviço de enfermagem na pediatria do HU de Lagarto
Share on FacebookShare on Twitter

O Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SE) de Sergipe realizou uma interdição ética nos serviços de enfermagem da unidade pediátrica do Hospital Universitário de Lagarto (HUL). A informação foi divulgada pelo Coren nesta terça-feira, 27.

Em nota divulgada nas redes sociais, o Coren disse que a interdição se deu devido ao não cumprimento do que foi acordado em audiência realizada com o Ministério Público Federal e a EBSERH.

Ainda segundo o órgão, tudo que foi apurado no HUL foi encaminhado aos órgãos competentes, assim como ao jurídico do Coren para que as medidas cabíveis possam ser tomadas.

“O Coren/SE tem como última alternativa a interdição. Entretanto, pensando no serviço prestado à população, em especial às crianças de Lagarto, e as condições de trabalho ofertadas aos profissionais da enfermagem do HUL de Lagarto podendo por em risco a assistência à população atendida, o pedido de interdição ética tornou-se inevitável.” , diz em nota o presidente em exercício do Coren/SE, Dr. Diego Rafael.

Situação do HUL

O HUL tem sido alvo de interdições éticas, devido as suas condições de funcionamento. Após denúncias em relação a falta de escala, sobrecarga e superlotação no HUL, no último dia 15 de setembro, o Conselho Regional de Medicina de Sergipe (Cremese) instaurou uma interdição ética no Hospital, suspendendo os serviços das áreas de Clínica Médica e Pediatria. O objetivo da suspensão à época ocorreu na tentativa de solucionar o problema.

No entanto, por entender que a interdição estava atrapalhando o atendimento à população, no dia 22 de setembro, o Tribunal Regional Federal da 5ª região (TRF/5ª) decretou a suspensão da medida.

O HUL

O Hospital Universitário de Lagarto se manifestou por meio de nota. Confira na íntegra:

“O Hospital Universitário de Lagarto foi surpreendido na manhã desta terça-feira, 27, com decisão de interdição ética da atividade de enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem na Pediatria da unidade hospitalar. Em razão disso e para manter os serviços prestados em favor dos usuários pelo setor, o hospital ajuizará na Justiça Federal uma ação cautelar com pedido de tutela de urgência, buscando reverter a interdição.

O propósito da unidade hospitalar é não ocasionar desassistência a uma população de cerca de 240 mil habitantes da Região de Saúde de Lagarto, que tem o HUL-UFS como referência para suas necessidades de saúde e atendimento, ou prejuízos aos alunos que utilizam o hospital como base de ensino e formação.

De janeiro a agosto deste ano a Pediatria do HUL-UFS atendeu 3.426 crianças de 0 a 12 anos de idade, o que representa um total de 17,14% de todos os atendimentos de urgência da unidade hospitalar. E no mesmo período, foram realizadas 552 internações, representando 19,96% do total de internamentos do hospital.

Ressaltando que o HUL vem realizando sucessivas convocações de profissionais de enfermagem através do concurso público vigente para a unidade hospitalar. De maio até agora foram convocados 11 Enfermeiros e 24 Técnicos de Enfermagem. E nessa segunda-feira, 26, novas convocações foram publicadas em edital para novos 5 Enfermeiros e novos 14 Técnicos de Enfermagem.

Essas ações e iniciativas estão na agenda de tratativas e encaminhamentos para melhor adequação dos atendimentos e das escalas médicas e de enfermagem.

Importante ainda considerar que o Hospital Universitário de Lagarto é hospital porta aberta de Urgência e Emergência como parte da Rede de Atenção à Saúde de Sergipe, não podendo ser único responsável pela totalidade dos atendimentos da região. É fundamental também a oferta de serviços de saúde locais através da atenção primária, como UPAs, UBS e demais estruturas de atendimento básico visando desafogar a unidade hospitalar”.

Por Luana Maria e Verlane Estácio com informações do Coren Sergipe

Notícias Relacionadas

II Seminário Estadual qualifica profissionais da Atenção Primária para prevenção e cuidado da Doença...

Centro de Hemodinâmica do Huse qualifica linha de cuidado ao infarto em Sergipe

Teste rápido pode prever risco de Alzheimer décadas antes dos sintomas

Teste genético para câncer de mama será incorporado ao SUS; Dra. Paula Saab explica

Hemose reforça apelo por doação de sangue e alerta para necessidade de todos os tipos sanguíneos

Prefeitura de Aracaju inicia ciclo de plenárias da 13ª Conferência Local de Saúde

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato