Professores efetivos da rede municipal de ensino de Aracaju que desejarem se transferir de uma unidade de ensino para outra já podem realizar a solicitação pela plataforma AjuInteligente. A Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), lançou no último dia 22 o edital que estabelece as normas do processo de remoção a pedido.
Para concorrer à remoção a pedido, o professor deverá se habilitar até o dia 30 de novembro de forma online. As inscrições serão formalizadas pelos membros da comissão responsável nos dias 1º e 2 de dezembro.
Os candidatos receberão o comprovante de inscrição e o relatório de homologação da inscrição no dia 3 de dezembro, via plataforma de Gestão Inteligente da Educação Responsável (Gier) e pelo AjuInteligente. A lista das unidades com vagas disponíveis encontra-se na edição de 22 de novembro do Diário Oficial do Município (DOM).
Para participar do processo, o docente deverá cumprir os seguintes requisitos: ser servidor efetivo do quadro da rede municipal de ensino, não se encontrar em estágio probatório; não estar respondendo a processo administrativo disciplinar; não ter sido removido nos últimos dois anos; não estar afastado para exercício de mandato eletivo ou sindical; não estar à disposição de órgãos da Administração direta ou indireta do Poder Executivo Municipal, Estadual ou Federal, bem como de outros poderes; não estar de licença para o trato de interesse particular e não estar de licença para realização de cursos.
“A publicação do resultado parcial será no dia 9 de dezembro e a abertura pra recursos no dia 10. O resultado final será publicado no dia 15 de janeiro. Os candidatos interessados devem estar atentos às datas e também ao fato de que todas as etapas deste processo serão feitas de forma online. No edital, os docentes também podem conferir o quadro das vagas disponíveis por unidade escolar”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite.
Passo a passo
Para realizar a inscrição, o professor deverá acessar a plataforma AjuInteligente (ajuinteligente.aracaju.se.gov.br/). Em seguida, fazer o login com usuário e senha ou realizar um novo cadastro se estiver utilizando a plataforma pela primeira vez. Depois do login, pesquisar a palavra ‘Remoção” no campo de pesquisa e clicar na lupa. O usuário deverá selecionar a primeira opção, com o termo ‘Remoção’.
Após esta etapa, será exibida uma tela com uma caixa de mensagem vazia. Neste espaço, o professor deverá preencher com as seguintes informações: Processo de remarcação, nome completo, matrícula, CPF, telefone, e-mail, unidade de lotação atual, área de atuação, duas unidades para qual deseja ser transferido e os turnos em que quer atuar.
Após o preenchimento das informações, é necessário anexar um documento de identificação oficial com foto e clicar em ‘Cadastrar’ para finalizar a solicitação.
Fonte: AAN