Alunos do ensino médio aproveitam visita guiada para conhecer espaços da universidade
É comum que no ensino médio, o estudante tenha dúvidas sobre a profissão que vai escolher e sobre o dia a dia na universidade. Por meio do projeto institucional ‘Portas Abertas’, a Universidade Tiradentes (Unit) realizou um tour com 50 alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Ômega, nesta terça-feira, 20, apresentando os principais espaços do campus Farolândia, entre eles laboratórios de anatomia, biblioteca central e Tiradentes Innovation Center.
“Em uma visita geral ao campus, escolhemos os locais de visitação de maneira que os estudantes conheçam de forma mais ampla a estrutura da universidade. O ‘Portas Abertas’ é uma fonte de comunicação entre a escola e a universidade. Fazemos esse relacionamento trazendo os estudantes para visitar e realizar atividades dentro do campus, e levando profissionais da Unit para fazer atividades dentro das escolas”, explica a consultora da equipe Comercial da Unit, responsável pelo projeto, Iasmin Ramos.
A estudante Ingrid Andrade já sabe qual carreira seguir: Psicologia. Mas acha importante conhecer a universidade antes de ingressar no curso. “É uma área que me encanta e que eu gosto muito de ler e pesquisar sobre. Mas, dentro da escola, a visão é muito restrita do que é a universidade e como vamos chegar lá. Então, essa visitação é muito importante para que a gente possa conhecer e se adaptar, ver como é o dia a dia e conhecer mais os cursos, como por exemplo, a ‘mini aula’ de anatomia que tivemos no laboratório”, conta.
Já para a aluna Paula Ludmili, a visita guiada ampliará sua visão em relação aos cursos em que ela tem dúvida. “Eu tenho duas opções, bem diferentes uma da outra, mas que fazem sentido para mim: Medicina e Gastronomia. Com essa visita, eu posso entender mais e conhecer mais sobre cada área que tem aqui e quando eu chegue aqui, no futuro, eu tenha um conhecimento prévio para que eu não fique só sem saber das coisas”, diz.
De acordo com a coordenadora do ensino médio do Colégio Ômega, Shyneidy Sá de Souza, a orientação é importante para que os estudantes se inteirem mais. “Orientamos que eles tirem todas as dúvidas dentro de uma formação durante a visita pedagógica para que tenham um olhar diferenciado, saber realmente o que querem cursar. Muitos alunos já se depararam com situações que não vivenciaram essa prática e chega no 1º ou 2º período do curso, tranca e começa tudo de novo. Então, esse olhar é muito importante para que eles tenham um conhecimento que vai abranger mais ainda disciplinas que eles vão começar a estudar”, conclui.
Asscom Unit