Começou na manhã desta terça-feira, 1º, na sede da Secretaria Municipal da Educação (Semed), o curso de Inteligência Emocional na Gestão Escolar para diretores e coordenadores administrativos da rede municipal de ensino. Até a próxima sexta-feira, 4, serão realizadas 20 horas de curso para os 79 diretores da rede.
O curso é realizado a cada dois meses, e a culminância acontecerá até o final do semestre. A organização é de responsabilidade da Coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped), e tem como objetivo promover, para o gestor escolar, uma formação transformadora e prática sobre inteligência emocional e mediação de conflitos, atualização das leis e conselho escolar. Os principais temas abordados serão: Autoconhecimento e Autorregulação Emocional, Empatia e Escuta Ativa, Habilidades Sociais e Liderança Consciente, e Passo a Passo da Mediação de Conflitos.
De acordo com a diretora de Educação Básica da Semed, Osvaldina Ribeiro Cruz, a Educação de Aracaju tem compromisso com a gestão e, por isso, os diretores precisam estar em formação continuada para poder trabalhar os assuntos que são pertinentes. O foco é na aprendizagem em um ambiente resolutivo e prazeroso dentro da escola. “Existe uma preocupação nossa, dentro do Departamento de Educação, em trabalhar a questão emocional, tendo em vista que a escola é um ambiente coletivo. Dentro desse universo, o diretor precisa estar bem emocionalmente para poder receber os seus alunos, equipe e comunidade, sabendo como agir nos diversos cenários”, falou a diretora.
A psicóloga Alaine Vieira é uma das responsáveis por ministrar o curso, através das técnicas de referência, abordando um tema muito importante, que é a Inteligência Emocional para os gestores escolares, tema abordado pela primeira vez, em 1995, pelo psicólogo, escritor e PhD da Universidade de Harvard (EUA), Daniel Goleman, que em suas obras sobre inteligência emocional, destaca a importância de desenvolver habilidades socioemocionais nas escolas, defendendo que a inteligência emocional é tão crucial quanto a inteligência cognitiva para o sucesso na vida. Ele argumenta que a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar emoções, tanto as próprias quanto as dos outros, é fundamental para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos.
Para a psicóloga, a Inteligência Emocional é muito importante para o desenvolvimento dos relacionamentos, mediação de conflitos e reconhecimento dos problemas. “Através dos pilares da Inteligência Emocional – autocontrole, autoconhecimento e empatia –, fundamentais para manter o clima emocional na escola sob controle, é possível lidar melhor com os pais de alunos, por conta da dinâmica ativa de todas as escolas”, afirmou.
A assistente social Thaylaine de Oliveira ressaltou a importância da parceria entre a Coped e a Coordenadoria de Gestão e Organização Educacional (Coged) para que essa oportunidade de realizar um encontro entre os diretores da rede municipal, exercitando habilidades que podem ser desenvolvidas através do uso da Inteligência Emocional, permita que eles possam ter a autonomia de mediar os conflitos existentes na escola.
Essa autonomia é crucial para promover um ambiente escolar mais saudável e colaborativo. O diretor, como mediador, deve facilitar o diálogo entre as partes, buscando soluções que respeitem os direitos e sentimentos de todos os envolvidos, sem impor decisões. A mediação cria um espaço de escuta e entendimento mútuo, em que os próprios envolvidos possam construir acordos. “A ideia é falar sobre os pilares da habilidade emocional, trabalhando uma parte teórica e outra prática, a partir da divisão de grupos, com a simulação de conflitos e a busca das soluções”, afirmou a assistente social.