Na tarde desta segunda-feira, 12, último dia para substituição de candidaturas e julgamento de registro de candidaturas, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), indeferiu o registro das candidaturas da vice-governadora Eliane Aquino (PT) e do deputado federal cassado Valdevan Noventa (PL) à Câmara Federal.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a impugnação da candidatura de Eliane Aquino por não ter se desincompatibilizado dos cargos de presidente dos conselhos deliberativos de quatro órgãos públicos: Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Departamento Estadual da Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE) e Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Sergipe (IPES/SE).
Já Valdevan Noventa, que teve mandato de deputado federal cassado, teve registro de candidatura indeferido por abuso do poder econômico nas eleições 2018, com mais de 80 doações no valor de R$ 1.050 em dias próximos as eleições. Foi condenado pelo TRE e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).