A Secretaria de Segurança Pública iniciou oficialmente a Operação Eleições 2024 nesta sexta-feira, 4, com a ativação do Centro Integrado de Comando e Controle, situado na capital. Também hoje, 120 equipes da Polícia Militar do Estado de Sergipe foram deslocadas ao interior do estado, para garantir a segurança do pleito.
“O nosso Centro Integrado de Comando e Controle foi ativado hoje, às 12h, com previsão de término até 4h da segunda-feira. Neste local, acontece todo o gerenciamento da operação, onde nós temos 25 policiais empenhados diretamente para acompanhar as regiões militares, onde foi distribuído o policiamento. Hoje, sexta-feira, já começamos o deslocamento de equipes especializadas, foram 120 equipes deslocadas para o interior do estado”, citou o coronel PM Gilberto Melo, coordenador do planejamento das Eleições 2024.
As equipes que foram para o interior do estado contam com coordenadores, que já estão em contato com os juízes eleitorais, das 29 zonas eleitorais, assegurando a manutenção da ordem. “Hoje, oficialmente, nós damos início à Operação, com essa ida das tropas especializadas, com a apresentação dos coordenadores aos juízes eleitorais e com a parte repressiva aos crimes eleitorais e aos incidentes de violência política, que porventura venham a acontecer. A PM está preparada, com os demais órgãos da segurança, que compõem a SSP, para dar uma solução ao problema”, finalizou o coronel Melo.
De acordo com o que foi planejado pela PMSE, qualquer incidente relacionado à eleição será cadastrado no Centro. A partir daí, as ocorrências serão tratadas e encaminhadas à equipe mais próxima, de forma rápida, visando solucionar os problemas. O registro, por sua vez, ficará no painel de controle, de onde serão monitorados os atendimentos relacionados à eleição. A Operação segue até a madrugada da segunda, 7.
Corpo de Bombeiros
A partir das 7h do sábado, 5, a Sala de Situação do Corpo de Bombeiros Militar também será ativada. O espaço funcionará no quartel dos bombeiros, com o objetivo de acompanhar os militares do CBM que trabalham nas eleições.
“A nossa Sala de Situação vai ser instalada no nosso quartel central, para que possamos monitorar e acompanhar todos os nossos militares, dando apoio e agilidade no atendimento que eles necessitem”, citou a tenente-coronel Carla Cristina, da assessoria de comunicação do CBMSE.
O Corpo de Bombeiros, além da segurança no local de votação, também atuará na atividade fim, que é o atendimento de primeiros socorros. “Todos os nossos militares, que trabalharão durante as eleições, estarão com um kit de primeiros socorros, para os casos em que seja necessária a atuação até a chegada de uma unidade de resgate, para uma condução, se necessário for”, completou a tenente-coronel.
Polícia Civil
No tocante à atuação da Polícia Civil nas Eleições 2024, as equipes estarão presentes em todos os municípios de Sergipe, com delegados e oficiais investigadores nas delegacias. Em Aracaju, além da Delegacia Plantonista e do DAGV, também funcionará a Delegacia de Turismo (Detur). Na Região Metropolitana, funcionam a 5ª DM, a 11ª DM e a 12ª DM, em Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros e São Cristóvão.
No âmbito das eleições, a Polícia Civil trabalha tanto nos crimes comuns, mas também de forma suplementar em relação aos crimes eleitorais, que são apurados pela Polícia Federal. No município onde a Polícia Federal não estiver presente, caberá à Polícia Civil lavrar os procedimentos de crimes eleitorais que serão posteriormente encaminhados à Justiça e à delegacia para a continuidade das diligências.
O trabalho da Polícia Civil também inicia hoje, 4, com equipes distribuídas tanto na capital como no interior, fazendo averiguações referentes a denúncias de crimes comuns e também de delitos eleitorais, de forma supletiva à Polícia Federal. Assim, as ocorrências de atribuição da PC serão imediatamente diligenciadas e as demais encaminhadas à PF. Após a eleição, a Polícia Civil continuará presente nas cidades, com reforço das equipes.
Fonte: SSP/SE