Neste fim de semana quatro alunos do projeto social que ensina gratuitamente jiu jitsu no bairro Olaria, participaram da quarta etapa do Circuito Tuchê, no Sesc, do bairro São José, em Aracaju. Além dos atletas, o professor Daniel Prado disputou a competição, considerada uma das principais do calendário estadual de jiu jitsu.
Segundo o professor, foi a estreia de dois atletas em competições oficiais. “Eles fizeram bonito no tatame, lutaram com dignidade e respeito ao adversário da forma que eu ensino para eles no projeto. Uma pena que não conseguiram medalhas, mas o importante é pegar experiência para outros eventos”, comentou Daniel Prado.
A expectativa é que nas próximas competições outros alunos também entrem no tatame em busca de medalhas. Atualmente cerca de 30 jovens estão inscritos no projeto desenvolvido pela Associação Comunitária do Bairro Olaria (ACABO) em parceria com o vereador Palhaço Soneca. O treinamento acontece duas vezes por semana no Centro Cultural.
Para o padrinho do projeto, vereador Palhaço Soneca, a participação de crianças e adolescentes carentes num campeonato de jiu jitsu é algo histórico no bairro Olaria. “Foram quatro inscritos neste campeonato. Para começo foi muito bom, afinal são apenas sete meses de projeto, tenho certeza que no futuro formaremos campeões no tatame e também na vida”, disse o parlamentar, ao estender os elogios também ao professor Daniel Prado.
Cerca de 30 pessoas praticam jiu-jitsu gratuitamente na comunidade. Soneca acredita que quem pratica esporte está dando um passo à frente como cidadão do bem.
Segundo o vereador, além de tirar a pessoa do sedentarismo, a atividade afasta do mundo das drogas e permite sonhar com um futuro melhor. “Muitos casos pelo Brasil afora servem de inspiração para nossos alunos. Agora só dependem deles, pois professor, local de treino e até kimono a gente já conseguiu para a comunidade”, disse Soneca.
Por Guilherme Fraga