A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED) e do Serviço de Ensino Fundamental (SEF), realizará uma formação destinada aos pedagogos e professores de Língua Portuguesa e Matemática dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, a qual ocorrerá via Google Meet, entre os dias 25 de maio e 4 de junho, no horário das 19h às 21h. Além disso, o momento servirá para apresentar a devolutiva dos resultados do simulado realizado em parceria com o Aprova Brasil, finalizado em 21 de maio.
A formação acontecerá em dois blocos: de 25 a 28 de maio, com os pedagogos (3º ao 5º ano do Ensino Fundamental) e professores de Matemática (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental); e de 1º a 4 junho, pedagogos (3º ao 5º ano do Ensino Fundamental) e professores de Língua Portuguesa (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental). No dia 25 de maio, o público será da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA); 26 de maio, as Diretorias Regionais de Educação (DRE) 1 e 8; 27 de maio, DREs 2, 3 e 4; e 28 de maio, DREs 5, 6, 7 e 9.
Os temas tratados na formação são o resultado do primeiro simulado, as evidências encontradas e as estratégias de melhorias. De acordo com Kelly Valença, chefe do Serviço de Ensino Fundamental, ocorrem quatro simulados no decorrer do ano letivo, e é a partir da análise de resultados que serão atribuídos os suportes a serem trabalhados com os estudantes que não estão alcançando o resultado ideal. “A relevância dessa ação está na perspectiva de o professor, no percurso de ensino, saber quais são as habilidades que os estudantes desenvolveram e quais ainda precisam de aprofundamento. Tudo isso com o foco na matriz do SAEB”, disse.
Ainda segundo Kelly Valença, no fim de cada simulado, o professor e coordenador de ensino participarão de uma formação EAD voltada para os professores e pedagogos das turmas de 3º ao 5º ano, professores de Língua Portuguesa e Matemática do 6º ao 9º ano. A partir da análise dos resultados dos simulados há a possibilidade de planejamento de novas intervenções voltadas à melhoria do desempenho dessas habilidades.
Paralelamente à formação, o Projeto Aprova Brasil também oferece livros de apoio didático e uma plataforma de gestão pedagógica que integra um conjunto completo de recursos voltados para estudantes, professores e gestores escolares com suporte de um sistema de avaliação que serve para mapear toda a rede e mostrar quais habilidades os estudantes dominam e quais aquelas que demandam intervenções pedagógicas.
De acordo com a professora Ana Lúcia Lima, diretora do DED o Projeto Aprova Brasil é uma das ações priorizadas pela Seduc para assegurar o desenvolvimento das habilidades essenciais em Língua Portuguesa e Matemática por nossos estudantes do Ensino Fundamental, o que contribui significativamente para a aprendizagem dos estudantes nos demais componentes curriculares. “Temos o Currículo Priorizado que foi construído pela equipe do Currículo de Sergipe com base na progressão das habilidades ano a ano e na interdisciplinaridade, o que favorece a visão da escola para o que é indispensável à aprendizagem do estudante em seu percurso escolar. O material do Aprova Brasil apresenta-se como um suporte a mais para as escolas, além de todos os materiais já disponibilizados para os professores e estudantes, sejam os livros didáticos bem como o suporte pedagógico do Portal Estude Em Casa”, destacou.
Com base na análise dos resultados dos simulados aplicados pelos professores aos estudantes, os quais ficarão disponíveis na plataforma Aprova Brasil, é possível identificar as habilidades em que os alunos apresentam melhor desempenho e os que têm mais dificuldades. Além disso, disponibiliza um material de apoio ao professor intitulado de Atividades Complementares, com o intuito de reforçar o trabalho com as habilidades que compõem os simulados, visando auxiliar na realização dessa etapa do projeto.
Por Francimare Araújo