Pontos de coleta recebem itens essenciais de higiene e alimentação
Devido às intensas chuvas que afetaram o estado do Rio Grande do Sul, resultando em perdas para diversas famílias, teve início a mobilização nacional para arrecadar água, alimentos, material de higiene e roupas. Somando-se à iniciativa, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), juntamente com três escolas da rede pública estadual de ensino, iniciaram uma campanha de arrecadação de doações destinadas aos gaúchos, unindo esforços entre educação e solidariedade.
A Seduc organizou um ponto de coleta: no Bloco 5, setor xerox, localizado na rua Gutemberg Chagas, 169, Distrito Industrial de Aracaju (DIA), bairro Inácio Barbosa, das 7h às 17h. As doações devem ser de itens essenciais, como leite, água potável, alimentos não perecíveis, fraldas e absorventes, material e limpeza e higiene pessoal, roupas de cama, agasalhos, calçados e rações para cachorros e gatos.
Além do ponto da Seduc, três unidades de ensino da rede estadual em Aracaju estão com ponto de arrecadação: o Centro de Excelência Vitória de Santa Maria, localizada no bairro Santa Maria; Escola Estadual Jornalista Paulo Costa, no bairro Bugio; e o Centro de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, no Getúlio Vargas.
Segundo a diretora da Escola Estadual Jornalista Paulo Costa, Deise Nascimento, a ideia surgiu na comunidade escolar, com o intuito de praticar e despertar a empatia e solidariedade dos alunos diante da tragédia que está acontecendo no Sul do país. “Os alunos e a comunidade do bairro Bugio atenderam de forma imediata e estão doando os itens essenciais. Eles entenderam que precisamos unir forças e ser solidários”, complementa.
No Centro de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, a proposta foi lançada pela professora do Projeto de Vida, Karla Menezes, e prontamente teve a adesão dos alunos e da comunidade escolar. “Hoje, com 48 horas de trabalho, tivemos o triplo de arrecadação. Já separamos as doeções por masculino, feminino, infantil, agasalhos, sapatos, alimentos, ração e encaixotamos para o devido transporte”, detalha.
O aluno Lucas Gabriel, do 2° ano Centro José Figueiredo Barreto, expressou o sentimento de poder ajudar a população gaúcha neste momento difícil. “Além de feliz, fico muito grato por ver toda a escola e a comunidade se mobilizando e procurando fazer o que pode para doar da melhor forma”, finaliza.
Foto: Unidade Escolar