sábado, 14, junho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Capital

Secretaria da Educação de Aracaju cumpre mais uma etapa do programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil

9 de junho de 2025
in Capital, Educação
0
Secretaria da Educação de Aracaju cumpre mais uma etapa do programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil
Share on FacebookShare on Twitter

Foi realizado, na manhã do último sábado, 7, o encerramento do programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) para professores que trabalham com crianças de 4 e 5 anos na rede municipal de Aracaju. O programa tem o objetivo de capacitar educadores para desenvolver práticas que ampliem a experiência das crianças com a linguagem oral e escrita, promovendo o amor pela leitura e pela escrita, fortalecendo a parceria entre a escola e a família. A etapa com as crianças de 0 a 3 anos será realizada no segundo semestre.

Mais de 200 professores participaram e a coordenadora da pré-escola da Secretaria da Educação de Aracaju (Semed), Gabriela Chagas, foi a responsável pela organização das atividades. “Hoje nós estamos realizando um momento mais do que especial, para que os professores possam apresentar os trabalhos desenvolvidos”, disse a coordenadora.

A formação contou com diversas formas de atividades, como contação de histórias, jogos com letras e palavras, escrita, desenho, atividades com materiais didáticos, obras de arte, música e dança. Com a ação, os professores se sentem mais preparados para o dia a dia na sala de aula. “Os depoimentos das colegas professoras são extremamente gratificantes. Muitas delas disseram ter se apaixonado pela metodologia e estarem felizes com os resultados em sala de aula”, comemorou a professora formadora, Patrícia Trindade.

“O LEEI veio para, literalmente, aprimorar os estudos com minhas crianças da educação infantil, viajando no mundo da leitura. Para nós, professores, é muito importante estarmos juntos nessa troca de experiências e conhecimentos”, falou a professora da educação infantil Valdilania Souza, que atua na Escola Municipal de Ensino Infantil Nunes Mendonça, bairro Coroa do Meio, Aracaju.
 
Sobre o projeto

O Ministério da Educação (MEC) criou o programa por meio da Portaria nº 85, de 31 de janeiro de 2025, com base no artigo 87 da Constituição Federal e no Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023. O LEEI orienta professores e outros profissionais para que crianças de 0 a 6 anos de idade tenham acesso à linguagem escrita, focando na capacitação dos educadores para desenvolver práticas que ampliem a experiência das crianças, fortalecendo a aprendizagem desde os primeiros anos. O LEEI faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, um conjunto de iniciativas para garantir que todas as crianças brasileiras sejam alfabetizadas na idade certa.

Fonte: AAN

Notícias Relacionadas

Novo Centro de Hemodinâmica do Huse garante celeridade no diagnóstico e tratamento da linha de cuida...

Biomédica explica como mudanças no estilo de vida podem transformar a saúde

Prefeita Emília  sanciona Lei que concede reajuste para servidores municipais

Turismo em alta: Aracaju apresenta crescimento no fluxo de passageiros do setor aéreo em maio

SMS promoverá mutirão com foco na prevenção ao diabetes neste sábado, 14

Prefeita Emília assina ordem de serviço para construção de nova USF no bairro Areia Branca

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato