
Para atender a demanda, foram enviados 34 motolâncias, 217 Unidades de Suporte Avançado (USA) e 808 Unidades de Suporte Básico (USB)
Entre os dias 19 e 25 de dezembro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu) contabilizou 1.567 solicitações de envio de ambulância e 62 orientações médicas por telefone. Para atender a demanda, foram enviados 34 motolâncias, 217 Unidades de Suporte Avançado (USA) e 808 Unidades de Suporte Básico (USB).
“O tipo de resgate que é enviado ao paciente depende da gravidade do caso. Isso é avaliado ainda durante a ligação, no atendimento feito pelo médico regulador”, explica a superintendente do Serviço, Maria Lúcia Santos. No mesmo período, o balanço apresentado mostra que foram registrados 948 trotes, chamadas falsas que prejudicam o desenvolvimento do trabalho realizado.
Ainda de acordo com o balanço da última semana, foram 34 casos de pacientes vítimas de colisão entre carro e moto, 44 de queda, 69 de quedas de moto, 22 feridos por arma de fogo e 12 por arma branca, 16 vítimas de colisão entre motos e três vítimas de colisão entre carros, além de 12 pessoas atendidas devido à agressão física, seis vítimas de atropelamentos e seis de quedas de bicicleta.
Final de Semana Natalino
Especificamente no final de semana natalino, entre 23 e 25 de dezembro, foram 31 orientações por telefone e 718 solicitações de envio de ambulância, com o envio de 13 motolâncias, 96 Unidades de Suporte Avançado (USA) e 388 Unidades de Suporte Básico (UBS).
Com relação aos atendimentos por causas externas, foram casos de 39 quedas de moto, 21 quedas da própria altura, 12 colisões entre moto e carro, três atropelamentos, 11 ferimentos por arma de fogo, sete por arma branca, seis registros de agressões físicas, cinco de quedas de bicicleta, duas colisões entre carros e sete colisões entre motos, além de 403 trotes.
Shira
O Serviço de Remoção Inter- Hospitalar Assistida (Shira), gerido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), realizou 281 transportes durante a última semana.
“Entre as remoções registradas no período estão 169 assistenciais, sete para realização de exames e procedimentos e 16 transferências hospitalares. Além disso, sete gestantes de baixo risco foram conduzidas pelo Serviço e outros 96 pacientes para avaliação de especialistas”, revela a coordenadora geral do Shira, Luísa Dantas.
O Shira otimiza o fluxo de pacientes entre as unidades da Rede Hospitalar do Estado e proporciona suporte de logísticas, somando 112 transportes para esse fim, entre os dias 23 e 25 de dezembro.
Fonte: Ascom/SES