quarta-feira, 29, abril/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Capital

SAEV 2026: Escolas Municipais do Ensino Fundamental iniciam aplicação das provas

28 de abril de 2026
in Capital, Educação
0
SAEV 2026: Escolas Municipais do Ensino Fundamental iniciam aplicação das provas
Share on FacebookShare on Twitter

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou nesta terça-feira, 28, a aplicação das provas do Sistema de Avaliação Educar pra Valer (SAEV) para os estudantes do 2°, 5° e 9° anos do Ensino Fundamental. As habilidades de Língua Portuguesa e Matemática são as disciplinas avaliadas nas provas, que acontecem nos dias 28 e 29 de abril.  A avaliação tem o objetivo de orientar o planejamento pedagógico e ajustar as práticas de ensino para tornar o aprendizado mais eficaz.

O SAEV é um dos pilares do Programa Municipal de Fortalecimento da Alfabetização, o Alfabetiza+, fruto da parceria com a Associação Bem Comum e se baseia em matrizes de referência alinhadas à Base Nacional Curricular (BNCC). A partir dos resultados, é possível promover intervenções pedagógicas ágeis e efetivas, possibilitando uma tomada de decisão baseada em evidências e garantindo maior equidade e qualidade da educação pública de Aracaju.

Na Escola Dr. Carvalho Neto, no bairro Novo Paraíso, a diretora Elis Correia compreende que a prova do SAEV se concentra no processo de aprendizagem, sendo um acompanhamento contínuo do desenvolvimento dos alunos e os familiarizando com a estrutura das questões e a correção. “A prova é instrumento de gestão valioso e nos permite identificar áreas de maior necessidade e direcionar nossos esforços pedagógicos de forma eficaz. Após a aplicação da avaliação, os alunos, em colaboração com seus professores, analisam seus resultados, identificando acertos e erros. Esse processo de reflexão sobre suas ações fortalece a aprendizagem”, afirma a gestora. 

Os alunos do 9° ano da Escola Carvalho Neto puderam ser avaliados sobre as operações matemáticas de radiciação, potenciação e equações de 2° grau, sendo acompanhados pelo professor de Matemática, André Calderaro. Em preparação para o SAEV, o docente trabalhou os conteúdos apresentados desde o início do ano letivo. “Esse é o momento de avaliar a aprendizagem dos alunos.  A prova cobra uma bagagem de conhecimentos anteriores dos alunos e, neste momento de avaliação, conseguimos identificar se o ensino está sendo eficaz ou se precisamos reparar alguma lacuna”, disse o professor.

Fonte: AAN

Notícias Relacionadas

Secretaria de Estado da Educação divulga lista de inscritos do Programa Sergipe no Mundo

Aracaju sediará II Fórum das Cidades Sergipanas com foco em desenvolvimento urbano e responsabilidad...

Sindisan repudia narrativa de sabotagem e aponta incompetência operacional da Iguá

Prefeita Emília reúne comitê e reforça ações emergenciais diante de falhas no abastecimento de água

Prefeita Emília Corrêa entrega obras de infraestrutura e nova praça no bairro Aruana

Novo modelo de ensino a distância é realidade em Sergipe

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato