sexta-feira, 26, junho/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Economia

Royalties de petróleo e gás creditados a Sergipe aumentaram

6 de junho de 2022
in Economia
0
Royalties de petróleo e gás creditados a Sergipe aumentaram
Share on FacebookShare on Twitter

Análise realizada pelo Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), com base nos dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), revelou que o pagamento de royalties ao Estado de Sergipe, referentes à extração de petróleo e gás natural do mês de março último, somou aproximadamente R$ 7,6 milhões. O valor, segundo a ANP, foi creditado em maio.

Os royalties são uma compensação financeira devida à União pelas empresas que produzem petróleo e gás natural no território brasileiro. O pagamento é efetuado à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a qual é responsável por repassar aos Estados e municípios os recursos provenientes dos pagamentos, segundo critérios estabelecidos nas leis nº 9.478/1997 e nº 7.990/1989.

Em termos relativos, o montante recebido pelo estado, no mês analisado, situou-se 38,8% acima do montante recebido em maio de 2021. Em relação ao mês imediatamente anterior, o último mês de abril, notou-se que o repasse foi 33,5% maior.

Royalties para os Municípios em maio/2022

Em maio do ano corrente, os royalties creditados aos municípios sergipanos totalizaram R$ 29 milhões. Dentre eles, o município que auferiu a maior fatia foi São Cristóvão, com aproximadamente R$ 6 milhões, ou 20,5% do total.

Em seguida, figuraram os municípios de Japaratuba (5,0%) e Divina Pastora (4,9%) auferindo carca de R$ 1,5 milhão e R$ 1,4 milhão, respectivamente.

Outros municípios que se destacaram foram: Siriri (4,3%), Barra dos Coqueiros (4,0%) e Brejo Grande (3,7%), com repasses de aproximadamente R$ 1,3 milhão, 1,2 milhão e 1,1 milhão, respectivamente.

Por Rita Oliveira

Notícias Relacionadas

Ministério do Trabalho e Emprego inicia, nesta sexta-feira (15), pagamento do quarto lote do abono s...

Governo federal anuncia subsídio para frear aumento no preço dos combustíveis

Governo do Estado divulga calendário de pagamento dos servidores do Executivo para maio

União Europeia retira Brasil da lista de países autorizados a exportar carnes e suspende compra a pa...

Custo da cesta básica em Aracaju aumentou 3,49% no mês de abril

Petrobras tem lucro de R$ 32,7 ​bilhões no 1º tri de 2026, queda de 7,2%

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato