
Após realizar uma série de visitas pelos bairros da capital sergipana fiscalizando as obras e ouvindo as demandas das pessoas, o vereador por Aracaju Ricardo Marques (Cidadania) provocou uma audiência com o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Antônio Sérgio Ferrari, e outra com o presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Carlos Melo.
Deso
Um fato que chamou a atenção do vereador foi a renovação do convênio que garante a prestação de serviços pela Deso na capital. “Essa foi uma ação pouco divulgada pela mídia local. Acredito que a discussão não tomou as proporções necessárias para a importância do tema. Mas houve, de fato, a renovação do contrato por mais 30 anos. Vou investigar isso”, alertou Ricardo Marques.
Na companhia de saneamento Ricardo abordou ainda a falta de água em alguns bairros da capital sergipana. “Tenho recebido reclamações constantes de vários locais da cidade. O presidente me disse que há sim essa falta de água, mas que são problemas pontuais e que o órgão busca resolver rapidamente todas as demandas”.
Outro questionamento foi sobre a obra de esgotamento sanitário que está sendo feita no bairro Dom Luciano, resultando em uma denúncia feita pelo parlamentar da remoção de asfalto recente. “O asfalto que havia sido feito há menos de 30 dias foi completamente destruído pela Deso. Transparece que não há diálogo entre a Deso e a prefeitura, mas o presidente Carlos Melo me garantiu que todo serviço feito pelo órgão é combinado antes com a prefeitura. De qualquer forma, vamos apurar junto aos órgãos de fiscalização os valores gastos pelo poder público”, esclareceu.
Ao fim da audiência, o parlamentar se colocou à disposição do órgão e disse que gostaria de manter um bom relacionamento para a resolução das demandas do povo de Aracaju.
Emurb
Uma das demandas solicitadas pelo vereador foi sobre a obra do Canal Comandante Miranda, no bairro Santos Dumont. O perigo é iminente devido à ausência dos corrimões nas áreas de passeio e por conta do piso das pontes que estão danificados. “O presidente da Emurb me relatou que a obra estava parada por falta de material e que o órgão já havia feito o pedido. No outro dia fomos até o local e as equipes já estavam trabalhando na recuperação das estruturas”.
Outra demanda apresentada foi sobre uma obra de asfalto realizada no bairro Dom Luciano, antigo loteamento Pau Ferro, e entregue há pouco menos de 30 dias, que foi totalmente destruído pela Deso para fazer uma obra de esgotamento sanitário. “Esse caso é muito grave. Protocolei uma denúncia por mau uso do dinheiro público. Não podemos aceitar que esse tipo de situação aconteça. Se os órgãos sabiam da necessidade das obras de esgotamento, o asfalto não poderia ter sido feito antes”, questionou Ricardo.
Durante a audiência o parlamentar questionou ainda sobre a situação do Terminal Fernando Sávio com as obras da rodoviária velha e cobrou a conclusão das obras das avenidas Hermes Fontes e Euclides Figueiredo.
Para concluir, Ricardo Marques agradeceu ao presidente Sérgio Ferrari pela recepção e disse que seu mandato está à disposição do órgão sempre com a intenção de contribuir com o desenvolvimento da capital sergipana.
Por Wandycler Júnior