sexta-feira, 18, julho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Política

Relatório defende o peixe e produtos regionais na merenda escolar

28 de novembro de 2024
in Política
0
Relatório defende o peixe e produtos regionais na merenda escolar

Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realiza reunião para apreciar o PL 327/2021, que institui o Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten). Bancada: relator do PL 327/2021, senador Laércio Oliveira (PP-SE), em pronunciamento. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Share on FacebookShare on Twitter

Garantir a carne de peixe uma vez por semana para milhões de estudantes é fundamental para promover hábitos saudáveis para as crianças. É o que prevê o Projeto de Lei PL 1.167/2024, aprovado nesta quarta-feira (27), na Comissão de Agricultura, relatado pelo senador Laércio Oliveira (PP/SE).

A proposta assegura a inclusão de carne de peixe e seus derivados na alimentação escolar ofertada nas escolas públicas para crianças e jovens brasileiros, com periodicidade mínima de uma vez por semana. A medida tem potencial de contribuir para a garantia de dieta variada e equilibrada para os alunos.

O senador acrescentou no relatório da proposta  a promoção da cultura alimentar local, já que cada região do país tem a disponibilidade natural para certos tipos de alimento, o que privilegia as riquezas regionais e também a valorização do agricultor familiar. “O objetivo é garantir renda àquela região, reduzindo a importação de alimentos, favorecendo o comércio interno, e permitindo a inserção de alimentos orgânicos e regionais no cardápio escolar”, explicou o senador no relatório.

A maior preocupação do senador Laércio Oliveira (PP-SE), é “criar bons hábitos para o desenvolvimento das crianças nas escolas e a inclusão de peixes na alimentação é um investimento estratégico, com impactos relevantes para o desempenho escolar e para o pleno desenvolvimento das potencialidades do indivíduo, acarretando assim em múltiplas e abrangentes contribuições”.

De acordo com o senador o projeto de Lei também pode contribuir para que o Brasil alcance o valor “ideal” definido pela Food and Agriculture Organization (FAO) para o consumo de peixes: 12kg por habitante ao ano.

O consumo médio per capita desse tipo de proteína no nosso País é de apenas 9kg por habitante ao ano.

Laércio ressalta, ainda, que promover uma maior inclusão de peixe na dieta dos alunos brasileiros não apenas beneficiaria a saúde pública, mas também ajudaria a diversificar a oferta alimentar e reduzir a pressão sobre os recursos naturais.

Por Carla Passos – Foto: Agência Senado

Notícias Relacionadas

Vereadora Thannata da Equoterapia celebra vitória que põe fim a revisões humilhantes do INSS para au...

Alese aprova em 3ª discussão o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2026

Jeferson Andrade defende que recursos aprovados irão garantir investimentos em infraestrutura e mode...

Rodovia SE-335 recebe benfeitorias por solicitação do deputado Netinho Guimarães

Laércio destina R$ 22,8 milhões para fortalecer a saúde pública em Sergipe

O que há por trás da fala de Fábio Mitidieri sobre Emília Corrêa

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato