O resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado de Sergipe (Saese) aponta evolução na educação básica em Sergipe. Entre os destaques, os dados confirmam, principalmente, avanços na alfabetização das turmas dos 2ºs anos do Ensino Fundamental e nos 5ºs anos também do Fundamental. O levantamento foi divulgado na quarta-feira, 13.
Outro destaque foi a nota de desempenho, relacionada à proficiência de Língua Portuguesa. Na etapa de alfabetização (2º ano) houve um avanço na nota de proficiência em relação à edição do Saese 2022, aumentando o percentual de estudantes no padrão “Alfabetização desejável” em 10%, no qual se encontram as habilidades esperadas para um aluno alfabetizado. Em 2022, na Rede Pública (Estadual e Municipais) houve 18,3% dos estudantes com alfabetização desejável, número que chegou a 28,4% em 2023.
“São avanços significativos para a rede pública de educação, fruto do engajamento e dos esforços empreendidos por professores, gestores, alunos e família. Os dados apontam que estamos numa trajetória positiva junto aos municípios sergipanos de forma parceira e colaborativa, garantindo assim que as nossas crianças sejam alfabetizadas na idade certa e com qualidade. Trabalhamos para a educação avançar mais e mais”, avalia o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral.
Segundo a diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional, Joniely Cruz, esse movimento ocorreu também nos anos iniciais com a avaliação sendo aplicada aos estudantes do 5º ano, tanto nos componentes de Língua Portuguesa quanto no de Matemática. Nos dois componentes curriculares, houve uma aceleração nas notas de desempenho, o que fez crescer o percentual no padrão “adequado” em Língua Portuguesa de 27,8% em 2022, para 29,5% em 2023. Já em Matemática esse crescimento foi de 3,4%, saindo de 9,5% em 2022 para 12,9% em 2023. Nos anos finais (9º anos), destaca-se o desempenho dos estudantes em Matemática, com um avanço na nota de proficiência, saindo de 228,4 pontos em 2022 para 232,4 em 2023.
Maior participação
Dos mais de 84 mil alunos participantes, na aplicação da prova do Saese de 2023, a presença de público atingiu número recorde. As turmas dos 2ºs anos marcaram presença de 93,6%; já as dos 5ºs anos contaram com a participação de 94,9%. O 9º ano marcou 91,2% de participação, e o 3º ano do Ensino Médio teve 89,6% de presença.
Próximas ações
A diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional, Joniely Cruz, reforça que para além dos dados de proficiência, serão disponibilizados na plataforma de devolutiva, em abril, os relatórios contextuais, entre os quais estarão os Boletins Pedagógicos, Sumário Executivo, Revista Contextual e Boletim da Escola. Estes são documentos importantes que possibilitam contextualizar as evidências e realizar ações de gestão e de cunho pedagógico”, explicou.
A chefe do Serviço de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional, Amanda Vieira, conta que novas ações serão realizadas. “Serão feitas reuniões técnicas, oficinas, pensando no trabalho intersetorial e articulado com as equipes pedagógicas para pensar em intervenções”, finalizou.
Os dados do Saese são referências para a composição do Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese), que subsidiará outros indicadores na composição do ICMS-Social, além de servir como base para projetos e programas educacionais alicerçados em evidências, a exemplo da premiação do Programa Educação Nota 10.
Saese 2023 na prática
A aplicação da terceira edição do Saese ocorre no período de 21 de novembro a 1º de dezembro, com as redes públicas estadual e municipais, por meio de instrumentos avaliativos de Língua Portuguesa e Matemática nos 2ºs, 5ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio, e de questionários respondidos por dirigentes de educação, gestores escolares, professores e estudantes.
Cabem à Fundação Cesgranrio, instituição parceira da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), o planejamento e a coordenação geral de logística das operações de campo, sob a supervisão geral da Ceave/Seduc e das diretorias regionais de educação. “É por meio do Saese que fazemos uma avaliação da qualidade da Educação de Sergipe e, a partir dos resultados provenientes dele, podemos criar políticas educacionais baseadas em dados. Com o resultado, o Estado poderá pensar em propor melhorias da Educação”, destaca a chefe do Serviço de Educação e Planejamento do Ensino da Diretoria de Educação de Aracaju, Ana Cristina.
Foto: João Daniel