domingo, 6, julho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Capital

Procon Aracaju orienta consumidores sobre troca de produtos

9 de maio de 2022
in Capital, Economia
0
Procon Aracaju orienta consumidores sobre troca de produtos
Share on FacebookShare on Twitter

Após datas comemorativas, como é o caso do Dia das Mães, é comum observar consumidores buscando as lojas para realizar troca de produtos. Com o objetivo de orientar a população, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), indica aspectos relevantes para que essa troca ocorra sem gerar transtornos.

De acordo com o coordenador do órgão, Igor Lopes, é importante conhecer a política de troca do estabelecimento antes mesmo de efetuar a compra. “O estabelecimento não é obrigado a realizar troca de produtos por insatisfação pessoal. Por isso, é importante verificar, primeiro, se é possível fazer a troca, quais os prazos e condições”, orienta.

No entanto, caso o fornecedor, no ato da venda do produto, tenha se comprometido em efetuar a troca, deve fazê-la conforme o anunciado, sob pena de sofrer as sanções cabíveis. Já no que se refere a produto com defeito, a troca ou reparo são obrigatórios.

Constatado o defeito ou vício, o consumidor deve notificar o fornecedor sobre o ocorrido, tendo este o prazo de 30 dias para solucionar o problema apresentado. “Se o fornecedor não solucionar o problema, o consumidor pode escolher entre a substituição do produto, a restituição imediata da quantia paga (atualizada monetariamente) ou o abatimento proporcional do preço na aquisição de outro produto”, acrescenta Igor Lopes.

Compras pela internet
No que se refere a compras realizadas pela internet ou fora da loja física, seja através das mídias sociais, catálogos ou a domicílio, o consumidor pode exercer o seu direito ao arrependimento, dentro do prazo máximo de sete dias, contados a partir do recebimento da mercadoria ou da data de contratação do serviço. Nesta situação, terá direito a devolução integral da quantia paga.

Atendimento
Para esclarecimento de dúvidas ou registro de denúncias, o Procon Aracaju está disponível através do SAC 151 ou do número telefônico 3179-6040, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 13. Também é possível encaminhar a solicitação através do e-mail procon@aracaju.se.gov.br.

Para registrar reclamações, de forma presencial, na sede do órgão, o consumidor deve agendar o atendimento através do site procon.aracaju.se.gov.br, por meio do link ‘agendamento online’, que irá disponibilizar um calendário com dias e horários disponíveis. O órgão está localizado na avenida Barão de Maruim, 867, bairro São José, e funciona de segunda a sexta-feira.

Foto: Felipe Goettenauer/PMA

Notícias Relacionadas

Nova tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado

Primeira noite do Arrasta Fé leva mais de 15 mil à Orla da Atalaia com música gospel e louvores

Saúde: Gripário segue com atendimento em horário estendido até o dia 20 de julho

Energisa está com vaga aberta para técnico (a) de distribuição afirmativo para PcD

Shopping Jardins recebe posto de vacinação da Prefeitura de Aracaju

Hospital da Criança deixa de ser administrado pela Secretaria de Estado da Saúde

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato