sábado, 9, maio/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Brasil

Petroleiras acionam STF contra novo imposto de exportação de Lula

16 de março de 2023
in Brasil
0
Petroleiras acionam STF contra novo imposto de exportação de Lula
Share on FacebookShare on Twitter

A Associação Brasileira de Exploração e Produção (Abep), vinculada ao Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), principal entidade do setor de óleo e gás do país, protocolou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) no qual questiona a cobrança do imposto de exportação para o petróleo.

A medida foi anunciada pelo governo Lula e passou a vigorar com a Medida Provisória 1.163 há duas semanas.

Foi uma solução encontrada pela equipe econômica comandada pelo ministro Fernando Haddad para que o impacto da reoneração dos combustíveis fosse minimizado.

Algumas empresas do setor já haviam acionado isoladamente a Justiça Federal contra o imposto, mas agora o caso chega à principal Corte do país com argumentos mais robustos, do ponto de vista constitucional.

Os principais argumentos utilizados pelo IBP são de que há quebra de contrato, pois quando a exploração de petróleo foi contratada não havia a cobrança desse tributo, e que o imposto tem caráter extra-fiscal, ou seja, não pode ser utilizado para gerar receita apenas.

Outro argumento é que o imposto afeta os princípios da livre concorrência, da isonomia, da capacidade contributiva, do não confisco e da segurança jurídica.

O instituto afirma ainda que há preocupação do setor em relação à atratividade do país para investimentos robustos e de longo prazo, e que a alocação de recursos para esses investimentos demanda previsibilidade jurídica, regulatória e tributária, bem como respeito aos contratos vigentes.

Diz ainda que o novo imposto também afeta as perspectivas de aumento da produção de petróleo, uma vez que o produto será onerado e sofrerá uma maior concorrência de países que não tributam o petróleo cru.

Aponta também que estados produtores de óleo e gás no país perdem com o possível afastamento de investimentos e projetos.

Fonte: CNN Brasil

Notícias Relacionadas

Bolsonaro entra com revisão criminal no STF para anular condenação

Moraes vai relatar ações que pedem suspensão da Lei da Dosimetria

Senado aprova maior rigor em planos contra enchentes e deslizamentos

Câmara dos Deputados aprova MP que prevê renovação automática de CNH

Anvisa suspende fabricação de produtos da Ypê e determina recolhimento de lote por risco de contamin...

Reunião entre Trump e Lula na Casa Branca durou cerca de três horas

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato