O modelo de segurança pública aplicado no estado de Goiás, foi tema de uma Sessão Especial no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), para a apresentação do Seminário da Frente Parlamentar da Segurança Pública no Congresso Nacional. A iniciativa é do deputado Neto Batalha (PP), que classificou como um momento importante de diálogo e construção coletiva em torno de um tema que exige atenção e compromisso. O ponto alto foi a palestra do governador Ronaldo Caiado (União Brasil-GO).
O presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade (PSD), recebeu os palestrantes no gabinete da Presidência e falou sobre a importância de debater a Segurança Pública. “A presença do governador Ronaldo Caiado aqui na Assembleia Legislativa é muito importante, assim como dos demais participantes. Ronaldo Caiado é muito experiente e no seu estado o índice de criminalidade é muito baixo, com um setor de inteligência muito bom e é importante ele vir aqui hoje falar sobre o que dá certo em Goiás. A Segurança Pública de Sergipe também é muito eficiente, somos o segundo do Nordeste e essa troca de espertizes é muito importante para nós”, entende.
Jeferson Andrade falou ainda sobre a proposta de independência das forças de segurança, que vem sendo discutida no contexto da reforma da segurança pública no Brasil, buscando integrar as forças de segurança em um Sistema Único, o chamado SUS da Segurança.
“Cada estado tem as suas peculiaridades e nós precisamos de uma união nacional, pois não adianta nada Sergipe ficar isolado, Goiás ficar isolado e outros estados. Precisamos sim das nossas independências estaduais, mas com um pacto com o Governo Federal para que nossos setores de inteligência se unam e possamos combater principalmente o crime organizado que vem crescendo constantemente em todo o país. Aqui em Sergipe, temos um serviço de inteligência muito eficaz; a polícia civil e a polícia militar fazem um trabalho muito bom e um desses fatores é que essas facções criminosas têm dificuldades de entrar no estado. Parabenizo o deputado Neto Batalha por trazer esse debate para discutirmos com os representantes das forças de segurança, com o governador Fábio Mitidieri e os parlamentares federais e estaduais, um tema tão importante para todo o Brasil”, reitera o presidente da Alese.
O deputado Neto Batalha destacou a necessidade de debater a Segurança Pública com frequência no sentido de proporcionar uma maior segurança para a população.
“Hoje estamos trazendo à Assembleia Legislativa de Sergipe, o governador Ronaldo Caiado, o deputado federal Alberto Fraga, o representante da Federação Regional e Oficiais Militares Estaduais (Feneme), Willian Miller, integrantes das forças de segurança pública de Sergipe e os colegas parlamentares para que possamos fortalecer esse debate e avançar juntos na busca por soluções eficazes para o nosso estado e o Brasil. Nada mais justo do que fazer esse debate na Casa do Povo, trazendo toda a experiência de Goiás, estado que conseguiu reduzir muito os índices de violência por meio do governador Ronaldo Caiado e sua equipe de segurança pública”, destaca o deputado Neto Batalha informando que o Seminário da Frente Parlamentar da Segurança Pública vem acontecendo em todos os estados visando debater e propor ideias no Congresso Nacional.
Experiências
Para o governador de Goiás, a fórmula para a redução dos índices de violência nos estados é deixar a polícia trabalhar e ao mesmo tempo ter governantes com autoridade moral para fazer combate ao crime. “Nós desenvolvemos dentro da nossa polícia, uma área muito importante que é da inteligência, quando formamos mais de mil homens; fizemos um controle duro e austero das penitenciárias que eram totalmente escritórios do crime em Goiás e fizemos batalhões especializados como vocês têm aqui em Sergipe o BOPE; Temos também os batalhões de divisa, a Rotan, a nossa patrulha rural e de acordo com as maiores necessidades, intercalamos as informações e com isso conseguimos debelar rapidamente e implantar aquilo que eu havia prometido ao povo goiano: o bandido ou muda de profissão ou muda do estado porque em Goiás, bandido não se cria”, observa agradecendo o convite para trocar experiências na Alese.
Ronaldo Caiado também falou sobre o Sistema Único da Segurança Pública. “É uma grande farsa do Governo Federal, mas digo que, quando se tem comando na política e governo, se quiser fazer faz. O exemplo está em Sergipe, quando o Nordeste todo está contaminado pelas facções e pela criminalidade e a gente chega aqui e vê um estado aonde se tem um comando, um secretário de Segurança Pública e um governador que não deixam com que nenhuma facção se implante aqui dentro, dando garantia a população. É importante que haja a integração das forças: polícia federal, polícia rodoviária federal, polícia militar, polícia penal e polícia civil. Todas elas integradas para ter o objetivo de dar segurança a população. O que não pode é essa proposta que o Governo Federal quer, de mudar a Constituição Brasileira, tirando o poder do governador para Brasília comandar as polícias estaduais. Não dão conta nem das polícias deles, vão querer cuidar das nossas?”, questiona lembrando que são os governadores que arcam com as polícias e não os ministros de Brasília.
O deputado federal coronel Alberto Fraga (PL-DF), falou sobre a participação no seminário. “Pra mim sempre é uma honra estar aqui no estado; sou sergipano, tenho casa aqui e parentes. Participar desse Seminário da Frente Parlamentar da Segurança Pública é um prazer; envolvendo um grande amigo de velhas datas, que é o governador Caiado, que tem feito um grande trabalho em Goiás em prol da segurança pública. Nós estamos combatendo a PEC da Segurança Pública, que eu chamo de PEC do Caos, pois não tem nada que venha a aumentar o controle e o combate ao crime organizado. Na mesma linha que o Caiado se posiciona, a Frente Parlamentar da Segurança Pública também se posiociona”, informa.
Um dos participantes do seminário, o deputado Luciano Pimentel (PP), que recebeu recentemente uma comenda em Goiás, ressaltou que Ronaldo Caiado tem feito uma administração muito exitosa tanto na Segurança Pública, como na Educação e na Saúde. “É importante nesse seminário, a demonstração da experiência em Goiás, hoje um dos estados mais seguros do Brasil; as pessoas andam pelas cidades com muita tranquilidade e sem receio de ter uma ocorrência criminal. É um estado zero em assalto a instituições financeiras e tem muito a mostrar e que essas experiências sejam multiplicadas”, enfatiza
Segundo o deputado Georgeo Passos (Cidadania), a questão da Segurança Pública deve discutida em todo o país. “O governador Caiado traz a experiência que ele conseguiu executar no estado de Goiás, reduzindo a criminalidade e esperamos que Sergipe, Goiás e outros estados estejam cada vez mais unidos contra o crime e a nossa sociedade tenha o direito de ir e vir. Hoje temos o estado da Bahia aqui vizinho passando por um momento muito delicado de segurança pública e Sergipe mais uma vez sai à frente dialogando com outros estados que estão dando certo”, diz.
O deputado Luizão Donatrampi (União Brasil) afirmou que o estado de Sergipe possui grandes profissionais da segurança pública.
“Temos um secretário de Segurança Pública de excelente qualidade, o delegado geral Thiago Leandro, que é excepcional e uma Polícia Militar bastante preparada com o coronel Ribeiro que faz uma excelente gestão e hoje unir Goiás e Sergipe pra discutir um assunto tão importante como esse é muito bom porque acredito ser os dois estados mais seguros do Brasil: Goiás e Sergipe”, afirma Luizão acrescentando que a visita do governador Ronaldo Caiado é importante por trazer experiências para os parlamentares e a população sergipana.
O seminário contou com as presenças de parlamentares, representantes da SSP/SE e da Polícia Militar, do Batalhão da Restauração, Fundação Renascer, delegadas, delegados e a sociedade.
Por Aldaci de Souza