Em Sergipe, a população registrou 542 denúncias pelo Pardal, plataforma de denúncias de crimes eleitorais. O aplicativo e a versão web foram lançados como um meio ágil de relatar a incidência de irregularidades à Justiça Eleitoral. Pessoas de 45 cidades realizaram o procedimento.
Os mais denunciados foram propaganda irregular (51%), crimes eleitorais (25%), outros (10%), compra de votos (7%) e uso da máquina pública (7%). As categorias constam na seção do Pardal na página do Tribunal Superior Eleitoral.
A incidência maior foi em Aracaju, com 245 denúncias; Tobias Barreto, com 61; Lagarto, com 40; Nossa Senhora do Socorro, com 34; e Riachão do Dantas, com 17.
Os estados com maiores números de denúncias foram São Paulo, com 5.946; Pernambuco, com 3.570; e Minas Gerais, com 2.268.
Para realizar uma denúncia, basta baixar o aplicativo ou entrar no site www.pardal.tse.jus.br. É necessário preencher o primeiro formulário com dados pessoais. Depois, o eleitor deve informar onde ocorreu o crime eleitoral, o tipo, quem o fez e anexar provas. O denunciante pode optar pelo sigilo da sua identidade na denúncia.
Fonte: Victor Siqueira/Infonet