segunda-feira, 7, julho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Capital

Obras da terceira etapa da Orla Sul ganham celeridade

20 de abril de 2021
in Capital, Destaques
0
Share on FacebookShare on Twitter

Futuro cartão-postal de Aracaju, a Orla Sul ganha, a cada dia, novos contornos, a infraestrutura se alia ao oceano atlântico e, em breve, sergipanos e turistas terão uma nova oferta de lazer com vista contemplativa e equipamentos urbanísticos modernos que atenderão a diversos perfis de idade e gostos variados.

Executada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), tendo a Companhia Estadual de Obras Públicas (Cehop) como órgão fiscalizador, os serviços do terceiro trecho da Orla Sul (3-A) avançam diariamente, nesta, que é uma obra que está modificando para melhor o Litoral Sul da capital.

A terceira etapa do Projeto Orla Sul, que faz parte da ampliação da infraestrutura turística do estado e é um dos eixos do Programa de Recuperação da Economia – Avança Sergipe, o Trecho 3-A se complementa às obras do Trecho 1, que está praticamente pronto, e do Trecho 2, cujos serviços também estão em andamento.

O Trecho 3-A

Tendo investimentos no valor de R$ 13.140.286,40, o Trecho 3-A tem início na Rótula do Loteamento Aruana e termina 200 metros após o conjunto de 22 bares da região da AABB, totalizando 1.880 metros, onde serão implantadas a mesma extensão em ciclovias e calçadas para ordenamento dos modais, nove bolsões de estacionamento com 262 vagas, feitas readequações geométricas na rodovia para ordenamento e melhoria do tráfego e construção de quatro lombofaixas, implantação de redes de esgotamento sanitário e de drenagem pluvial, construção de 1.080 metros de mureta banco, além da recuperação ambiental e paisagística por meio da inserção de espécies vegetais nativas.

A urbanização do trecho também será composta por Estação PCD (Pessoas com Deficiência) e área de apoio para ambulantes, ambas com WC’s, Estações de Descanso Coberto, construção de Praça da Rede, Centro de Informações Turísticas e prédio para Feirinha de Praia, implantação de bicicletário, um espaço com equipamentos de ginástica e três espaços infantis. 

O andamento dos serviços 

Segundo o secretário estadual da Sedurbs, Ubirajara Barreto, o ritmo dos trabalhos é satisfatório. “30 profissionais dão continuidade aos serviços topográficos, de limpeza da área e remoção de entulhos, construção de muretas, implantação da rede de esgotamento sanitário. Nas próximas semanas, iniciaremos a construção de ciclovias, passeios, bolsões de estacionamento e serviços complementares”, detalha.

Ubirajara Barreto acrescenta que com a remoção de algumas construções anexas aos bares, as obras terão ainda mais celeridade. “Por se tratar de área pertencente à União, o Ministério Público Federal não permite alguns tipos de edificações consideradas irregulares. Quando foi dada a ordem de serviço em outubro do ano passado, comunicamos aos proprietários que eles deveriam iniciar a demolição dos espaços. Eles pediram ao governador para prorrogar o prazo até o fim da estação do verão, sendo concedido e, desde 19 de outubro até o fim do verão, as equipes trabalharam apenas nos 600 metros anteriores à região dos bares. Terminado o prazo, notificamos todos eles de que deveriam demolir os espaços em um período de 30 dias, a fim de que os serviços avancem”, explica. 

Mais turistas

Donos de um restaurante há 12 anos, Neudo Leite e a esposa Deise Oliveira acataram a decisão e se mostram satisfeitos com a readequação e urbanização. “Participamos das reuniões, vimos detalhadamente o projeto e fizemos a nossa parte. Precisamos de mais turistas aqui e, sem dúvida, essa obra os trará”, alegra-se o comerciante.

Também proprietário de um restaurante, Adriano Argolo está concluindo a demolição e projeta dias melhores para o seu comércio. “Estou finalizando a minha parte no que foi acordado e sei que futuramente a Orla será muito boa para todos, já que toda essa área ficará mais bonita e atrativa, além disso favorecerá as vendas, pois com a construção de boxes policiais e iluminação em toda a sua extensão, ampliaremos o nosso horário de funcionamento, que atualmente é apenas até às 18h”, frisa.

Fonte: ASN

Notícias Relacionadas

Primeira noite do Arrasta Fé leva mais de 15 mil à Orla da Atalaia com música gospel e louvores

Saúde: Gripário segue com atendimento em horário estendido até o dia 20 de julho

Energisa está com vaga aberta para técnico (a) de distribuição afirmativo para PcD

Shopping Jardins recebe posto de vacinação da Prefeitura de Aracaju

Hospital da Criança deixa de ser administrado pela Secretaria de Estado da Saúde

Prefeita Emília Corrêa recebe sindicato dos guardas municipais para discutir demandas da categoria

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato