terça-feira, 8, julho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Política

Luciano Bispo fala sobre seus quase 40 anos de vida pública

13 de novembro de 2021
in Política
0
Luciano Bispo fala sobre seus quase 40 anos de vida pública
Share on FacebookShare on Twitter

Pela segunda vez deputado estadual, Luciano Bispo é o atual presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Sua vida política começou cedo, aos 28 anos, quando disputou pela primeira vez o cargo de prefeito da cidade de Itabaiana. Apesar de não ter vencido, nunca se afastou da vida pública. Realizou a façanha de ser eleito quatro vezes prefeito do município do agreste sergipano, antes de completar 60 anos de idade. Ele se define como um economista por formação e político por paixão, além de enfatizar sua habilidade nas relações humanas, com grupos. Em conversa com o jornal Correio de Sergipe (CS), o parlamentar fala de seus planos para as próximas eleições, classifica que tipo de política faz e elenca seu desempenho até agora na Assembleia Legislativa. Acompanhe o resultado desse papo:

Correio de Sergipe: Deputado, pretende se candidatar a algum cargo nas próximas eleições?

Luciano Bispo:  Um homem público sem sonhos, sem pretensões políticas maiores, é como um pássaro sem asas. Sou movido a desafios e estou sempre disposto a enfrentar cada um.

CS: Digamos que o senhor ficasse de fora do pleito, teria algum nome em especial a projetar?

LB: Sou um homem de história política. E como já disse várias vezes, sou homem de grupo, mas tudo é preciso ser feito com diálogo, com respeito, ouvindo todos os lados. Só depois disso é que se resolve algo.

CS: Como define sua política?

LB: A minha história política é de trabalho. Eu sou economista por formação, mas amo a política. Fazer política,  dialogar, consensuar embates é a minha vocação.  Sou uma pessoa de diálogo. Então, quem me conhece sabe muito bem que a política de Luciano Bispo é pautada na conversa, no sim ou no não,  sem enganar ninguém,  respeitando as pessoas e exigindo respeito também.  A minha trajetória exige isso. Aprendi desde cedo com meus pais os valores que não abro mão.  Sou um homem de princípios éticos. Respeito e quero ser respeitado sempre, seja por quem for. Porque eu não faço diferença ou distrato ninguém.
E assim vou prosseguir: com transparência,  gratidão aos que sempre estiveram ao meu lado, mas sem deixar de dizer o que penso. Política é diálogo, é lutar em favor do que gera benefícios para o todo e o todo, pra mim, hoje são os sergipanos.  É pelo meu povo que acordo todos os dias cedo, faço meus exercícios, cuido da minha saúde e começo a trabalhar. Com as portas do meu gabinete da Assembleia e da minha casa em Itabaiana sempre abertas para receber quem tem propostas que ajudem o estado.

CS: Qual o legado do deputado Luciano Bispo?

LB: Desde que assumi a Assembleia Legislativa de Sergipe [Alese], seja como deputado ou presidente, o meu objetivo sempre foi fazer o melhor para o povo sergipano. Assim o fiz e faço. Quando assumi, a instituição passava por uma crise de imagem e estava desgastada, recomeçamos. Fizemos um trabalho para a população voltar a acreditar na Assembleia de Sergipe e em seus parlamentares. Divulgamos o nosso trabalho, nossas funções, nosso trabalho, que vai além de estar no plenário e discursar. Nosso trabalho é o dia a dia, atendendo a população, ouvindo, dialogando com os representantes da sociedade civil. Sendo elo de diálogo entre governo e algumas categorias, ajudando o estado a avançar nos mais diversos setores. Onde Sergipe precisa da Assembleia, nenhum deputado se furta a ajudar. A Alese é uma Casa de 24 deputados, local onde todos são respeitados. Aqui mora a Democracia. Ela existe de fato e de direito, porque situação e oposição têm vez e voz. Seguindo regras, dialogando para que o melhor para os sergipanos aconteça. Claro que nem tudo são flores, um mar de rosas. Mas com respeito sempre chegamos a um consenso, porque é pelo povo que estamos aqui diariamente. Foram eles quem nos escolheram. Diante disso, temos que dar o nosso melhor.
Investimos em setores que ampliassem o trabalho legislativo, fazendo com que a população entendesse de fato a função de um deputado estadual. Criamos a Ouvidoria da Alese, um canal direto com o cidadão. Investimos em diversos setores da Assembleia.  Valorizamos temas importantes como a cultura e educação através da Escola do Legislativo.  Fui eleito presidente da Alese e realizei o primeiro concurso público da Instituição. Um marco para a Assembleia! Realizamos diversos eventos, como a Unale, União dos Legisladores e Legislativos Estaduais, o Fórum de Direito Eleitoral e o Parlanordeste. Foram marcos nacionais e regionais  importantes, não só para os parlamentares, mas também para o estado como um todo, porque eventos movimentam a economia local.

Ampliamos o diálogo com a sociedade através da Comunicação da Alese, como a TV Alese, o site da Assembleia e as redes sociais Instagram, Facebook, YouTube, com transmissão ao vivo e toda a programação. A Assembleia passou a dialogar mais com a população e ainda vem mais por aí. Temos a missão de fazer e prestar conta do nosso trabalho e a TV Alese tem função importante nisso. Ela mostra de fato o que nós fazemos, sem interferências. Isso é fundamental, porque a sociedade precisa saber o que faz um deputado. E, sem comunicação ninguém avança e como já dizia Chacrinha ‘Quem não se comunica se trumbica’, não é? Criamos a Procuradoria da Mulher na Alese, que faz um trabalho belíssimo, auxiliando mulheres vítima de violência e em situação de vulnerabilidade.  E em parceria com o setor de saúde, a comunicação desenvolve vários trabalhos para que a população fique bem informada.
Mas para além de tudo isso, tem algo que considero de maior relevância para o estado e que apresentei aos meus colegas deputados e todos apoiaram e concordaram em fazer, que foi e ainda é o Plano de Desenvolvimento Estadual e Sustentável de Sergipe. Agora estamos apresentando nas regiões dos municípios sergipanos e tivemos excelentes resultados. Este é, como sempre digo, um presente da Alese para o estado de Sergipe, porque os deputados estaduais pensaram em algo planejado e concreto para auxiliar e divulgar as potencialidades sergipanas e apresentar soluções e sugestões para resolver problemas pontuais, a fim do o nosso Sergipe voltar a crescer.  Então, eu só tenho a comemorar pelos mandatos que estou à frente da Assembleia, porque é um somatório de coisas boas para os sergipanos e que penso em multiplicar cada vez mais.

CS: Resta algum projeto que planeja executar?

LB: Olhe, a minha vida é a política. Ainda tenho muitos sonhos a realizar na minha vida pública. E sonhos são para serem realizados.

CS: A quem o senhor atribui essa paixão pela vida pública?

LB: Eu atribuo a minha capacidade de sempre desejar o melhor para as pessoas em quase 40 anos de vida pública. Foi por isso que eu me tornei político. Perdi uma eleição, mas não parei e continuei, até ganhar e fazer o melhor para a minha cidade, que eu tanto amo.

O povo de Itabaiana me fez político e eu faço dessa escolha de décadas meu ofício com orgulho, porque é através da política que podemos dar melhor qualidade de vida ao povo. Com a política se faz mudanças necessárias e importantes para a população.

Quando as pessoas dizem que não gostam de política, eu fico pensando: será que essa pessoa sabe que só através da política se melhora um município, uma cidade e um país? Não adianta criticar político, tem que ver o que ele faz para melhorar a vida do cidadão. Eu já auxiliei muita gente enquanto prefeito, deputado e presidente da Alese. E isso é o que me faz bem! Eu tenho orgulho de dizer que sou político, gosto e sei fazer política.

CS: Por falar em Itabaiana, pretende voltar a concorrer algum cargo por lá?

LB: Cada coisa no seu tempo. Hoje sou deputado estadual e presidente da Alese. O futuro a Deus pertence.

CS: O que acha que o Brasil precisa para superar os desafios deixados pela pandemia?

LB: União, boa vontade, diálogo, aprender com as crises. Porque crises acontecem e temos que superar. Crescer com cada obstáculo superado. As pessoas que se foram por causa da pandemia da Covid-19 provocam uma tristeza profunda. Perdi pessoas queridas, muitas pessoas perderam entes queridos. É preciso respeitar e trabalhar para que isso não volte a acontecer, seja numa cidade, num estado ou no país. Somos um povo esperançoso e não podemos perdê-la, mesmo diante do caos de tantas perdas. Para superar isso, só com fé em dias melhores, trabalho, união e diálogo, um país supera crises e avança.

CS: Na sua opinião de economista e político, como inspirar otimismo nos empresários atualmente?

LB:   Na minha vivência como presente da Alese, o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe foi um espaço de diálogo e construção com os empresários que acreditam, contribuíram e continuam trabalhando incansavelmente para que uma economia positiva de desenvolvimento seja implantada. Todos nós estamos empenhados em fazer Sergipe crescer e avançar. Porque como eu sempre digo e continuarei a dizer: Sergipe só cresce, se todos crescerem juntos.

Fonte: Correio de Sergipe

Notícias Relacionadas

Governador Fábio participa da primeira noite do Arrasta Fé e ressalta importância da diversidade rel...

Ministro Márcio Macêdo defende respeito mútuo entre os Poderes

“São João movimenta toda a cadeia produtiva”, afirma Marcelo Sobral em balanço na Alese 

Paulo Júnior destina R$ 250 mil para a Saúde de Nossa Senhora das Dores

Prefeita Emília Corrêa recebe sindicato dos guardas municipais para discutir demandas da categoria

Breno Garibalde pede urgência no PL que proíbe fogos com altos ruídos

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato