terça-feira, 28, abril/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Municípios

ITPS apreende balanças em feira livre de Canindé de São Francisco

19 de julho de 2023
in Municípios
0
ITPS apreende balanças em feira livre de Canindé de São Francisco
Share on FacebookShare on Twitter

Apreensão aconteceu após o prazo de 60 dias para que os comerciantes realizassem as devidas correções

Com o objetivo de combater o uso de balanças ilegais utilizadas em estabelecimentos comerciais e feiras livres do estado, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) apreendeu nesta última sexta-feira, 14, oito balanças em Canindé de São Francisco, no alto sertão sergipano.

A ação teve início em 13 de maio, quando agentes fiscais do ITPS estiveram no município para orientar os comerciantes sobre a necessidade de utilizar balanças que atendessem aos requisitos estabelecidos pelo Inmetro. O ITPS concedeu um prazo de 60 dias para que os comerciantes realizassem as devidas correções. Após esse período, aqueles que fossem flagrados utilizando balanças sem o selo de aprovação de modelo do Inmetro estariam sujeitos a multas e a apreensão dos equipamentos.

Na última sexta-feira, 14, o ITPS retornou à cidade para verificar o cumprimento das determinações. Foram realizados ensaios técnicos e visuais em um total de 16 balanças. Constatou-se que oito instrumentos ainda estavam em desacordo com as normas estabelecidas.

Diante da constatação das irregularidades, oito balanças foram apreendidas. Os comerciantes foram notificados  e estarão sujeitos às penalidades previstas pela legislação. Além das multas e apreensão das balanças, as fiscalizações visam garantir a proteção dos consumidores e a correta aplicação das normas de pesagem.

A gerente de Metrologia Legal do ITPS, Elba Brandão, explica que não houve qualquer dificuldade para a execução do trabalho da equipe. “Alguns feirantes que tiveram sua balança apreendida concordaram com a medida adotada, pois tínhamos orientado e informado sobre o prazo para regularizar”, informou.

A gerente de Metrologia Legal ressalta ainda a importância de utilizar balanças que possuam o selo de aprovação de modelo do Inmetro, pois isso garante que o equipamento foi submetido a testes rigorosos e está em conformidade com as normas de qualidade e precisão. “A utilização de balanças legais é fundamental para assegurar uma relação justa entre comerciantes e consumidores, evitando prejuízos e desequilíbrios nas transações comerciais”, enfatizou.

O ITPS continuará realizando fiscalizações periódicas em todo o estado, visando coibir o uso de balanças ilegais e garantir a confiabilidade das transações comerciais. “A população também pode contribuir denunciando casos de irregularidades no ITPS através dos canais de atendimento da ouvidoria, promovendo assim a defesa dos seus direitos como consumidores”, concluiu Elba Brandão.

Denúncias

Para fazer uma denúncia no ITPS, o consumidor pode entrar em contato por meio do telefone (79) 99191-3042, no horário das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Também é possível enviar as informações para o e-mail ouvidoria@itps.se.gov.br ou acessar o site e escolher a opção Ouvidoria/SE-Ouv. A denúncia é anônima, mas é preciso que o consumidor registre um e-mail, caso deseje receber o resultado das fiscalizações referentes à sua demanda.

Fotos: Gabriel Ribeiro

Notícias Relacionadas

Riachuelo Folia 2026 promete dois dias de grande festa e valorização da cultura local 

Funcap divulga resultado do sorteio para ambulantes do Itabaiana Festival 2026

Lagarto firma parceria e lança projeto que une tecnologia, educação e saúde no combate ao Aedes aegy...

Agrese suspende cobrança por tarifa mínima nos municípios atendidos pela Iguá Sergipe

Estância celebra 178 anos com programação festiva e show de Bell Marques

Tribunal de Contas mobiliza os municípios e apresenta diagnóstico sobre estruturas de Defesa Civil e...

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato