quarta-feira, 17, setembro/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Política

Iran debate a importância do piso salarial do Assistente Social em evento na UFS

21 de julho de 2022
in Política
0
Iran debate a importância do piso salarial do Assistente Social em evento na UFS
Share on FacebookShare on Twitter

O auditório da Didática VI do Campus da Universidade Federal de Sergipe, em São Cristóvão, ficou pequeno para a grande quantidade de estudantes do curso de Serviço Social que participou da Mesa Redonda “Piso Salarial de Assistentes Sociais em Discussão”, promovida pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFS (Pross/UFS).

A mesa contou com as participações do professor e deputado estadual Iran Barbosa (Psol); do professor doutor Paulo Félix (DSS/UFS); da professora doutora Albany Mendonça (DSS/UFRB); de Itanamara Guedes (Fetam/SE); de Aloísio Júnior (Cress/SE); e de Ygor Machado (Sindasse).

Em sua fala, Iran Barbosa focou exatamente no conteúdo do Projeto de Lei nº 288/2019, de sua autoria, que tramita na Assembleia Legislativa e busca estabelecer o piso salarial de Assistentes Sociais no âmbito do estado de Sergipe. A proposta também tem sido dialogada com o Poder Executivo para tentar facilitar a sua aprovação e sanção.

“Vamos buscar todos os caminhos para essa aprovação, porque não se pode mais aceitar o nível de desvalorização que é imposta aos assistentes sociais em Sergipe. E isso vai depender muito, também, da organização e da luta da categoria, através das suas entidades de classe, o que já vem sendo feito, quer seja pelo sindicato, pelo Conselho Regional, pela Fetam e por outras representações que têm atuado fortemente para ver esse projeto aprovado”, destacou o parlamentar.

Iran lembrou, ainda, que a luta dos assistentes sociais por uma referência mínima salarial digna para que possam atuar assemelha-se bastante à luta que os professores travaram, anos atrás, pela aprovação do Piso Salarial Profissional Nacional para os profissionais do Magistério da Educação Básica.

“À época eu era deputado federal e fiquei conhecido como o Deputado do Piso, porque tive o privilégio de, como parlamentar, poder interferir no Projeto de Lei para melhor a proposta encaminhada pelo governo do então presidente Lula. Isso foi em 2008, e já lutávamos pelo piso da nossa categoria há 20 anos. Então vocês podem ter uma ideia de como foi difícil e ainda hoje é, porque agora a luta é para que os gestores cumpram a lei, o que não vem acontecendo, porque o que estão fazendo é transformar o que é piso em teto salarial e desmontando as carreiras dos profissionais do Magistério”, apontou.

Por George W. Silva

Notícias Relacionadas

Confira como votou deputados federais por Sergipe na PEC da Blindagem

CPI do Natal Iluminado solicita documentos à Emsurb e à Controladoria de Aracaju

Deputado Paulo Júnior faz alerta sobre crise hídrica em Sergipe

Deputado Adailton Martins destaca taxa recorde do turismo em Sergipe

Pré-candidato a deputado federal, o pastor Heleno Silva, aparece entre os primeiros em pesquisas

Deputado Federal Ícaro de Valmir está internado no Primavera em Aracaju

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato