sábado, 13, junho/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Capital

Ipesaúde cria Centro de Tratamento da Síndrome Gripal para beneficiários com sintomas leves e moderados de doenças respiratórias

15 de abril de 2020
in Capital, Destaques, Saúde
0
Share on FacebookShare on Twitter

O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, na rua D. José Thomaz, 331, São José, em Aracaju, no prédio onde fica localizado o Centro de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco

Para que todos os beneficiários com sintomas leves e moderados de doenças respiratórias tenham atendimento exclusivo, o Ipesaúde criou o Centro de Tratamento da Síndrome Gripal, que iniciou as atividades nesta terça-feira (14). A iniciativa faz parte das ações de enfrentamento ao coronavírus e o serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, na rua D. José Thomaz, 331, São José, em Aracaju, no prédio onde fica localizado o Centro de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco.

O espaço conta com uma estrutura que atende aos parâmetros de biossegurança, com salas isoladas para evitar contaminação, nas quais médicos e pacientes se comunicam por meio de equipamentos de teleconferência. A equipe é formada por responsável técnico, 2 médicos para atendimento, 4 enfermeiros, 3 técnicos de enfermagem e está totalmente capacitada e utilizando todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários.

Atendimento

O beneficiário com sintomas leves e moderados de doenças respiratórias pode acessar o Centro de Tratamento da Síndrome Gripal, com carteira do Ipesaúde e documento de identificação com foto. A gerente Maria de Lourdes Menezes explica as etapas do atendimento.

“Esse serviço vai possibilitar uma assistência específica para as síndromes gripais e evitar que o usuário se dirija ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA), diminuindo o fluxo e permitindo que apenas os casos graves busquem a urgência do Ipesaúde. Ao chegar no Centro, o paciente terá as mãos higienizadas com álcool em gel, receberá uma máscara cirúrgica, para que depois inicie o preenchimento dos dados pessoais na recepção. Logo após, a equipe de enfermagem detectará o nível de urgência e, já na sala de triagem, o paciente terá seus sinais vitais verificados. Teremos uma estratificação quantos aos sintomas, comorbidades e duração da sintomatologia. Esse processo de classificação detectará necessidade da realização do teste para COVID-19”, explica.

Maria de Lourdes reforça ainda que, caso o teste seja positivo, o paciente seguirá para o atendimento com o médico específico e serão passadas as orientações sobre isolamento e prescrição de medicamentos. Já sobre os casos leves ou moderados, a gerente fala como será o processo de assistência. “Esses casos serão orientados por outra equipe, exclusiva para esta situação, através da qual o médico informará sobre a importância do isolamento (domiciliar/social), cuidados que devem ser tomados, além de orientar que, caso os sintomas se agravem, ele deve acessar o serviço de urgência do Ipesaúde”,disse.

Sintomas

A médica pneumologista e responsável técnica pelo Centro de Tratamento da Síndrome Gripal, Dra. Rafaela Mota, fala sobre os sintomas mais comuns e esclarece algumas questões. “Apesar da alta transmissibilidade do vírus é importante lembrar que 80% dos casos são leves. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, dor de garganta, coriza, falta de apetite, fadiga, dores no corpo e dificuldade para respirar. A compreensão do COVID-19 está evoluindo e ainda não existe vacina para prevenir a infecção. A melhor maneira é adotar ações para impedir a propagação desse vírus e uma delas é a informação”, conta.

Parceria

Ainda de acordo com a Dra. Rafaela Mota, foi firmada uma parceria com o Departamento de Medicina da Universidade Federal de Sergipe e plataforma virtual ‘Monitora Corona’, para que os pacientes atendidos no Centro sejam orientados sobre o telemonitoramento.

“Essas ações serão realizadas remotamente em caráter diário pelos alunos do internato do curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe, utilizando recursos telefônicos e digitais por meio do aplicativo ‘Monitora Corona’ a partir de suas residências. O objetivo do monitoramento remoto é fortalecer o isolamento social da comunidade promovendo uma assistência supervisionada e de qualidade aos beneficiários”, ressalta Dra. Rafaela Mota.

Fonte: ASN


Notícias Relacionadas

Getam recupera motocicleta com restrição de roubo no Bairro Lamarão

II Seminário Estadual qualifica profissionais da Atenção Primária para prevenção e cuidado da Doença...

Centro de Hemodinâmica do Huse qualifica linha de cuidado ao infarto em Sergipe

Mutirão de drenagem soluciona problemas históricos da Travessa Praia Formosa, na 13 de Julho

Teste rápido pode prever risco de Alzheimer décadas antes dos sintomas

Teste genético para câncer de mama será incorporado ao SUS; Dra. Paula Saab explica

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato