
O Hospital Municipal Fernando Franco (Zona Sul), além de ter diversas especialidades, como ortopedia, odontologia e clínica médica, é referência também em urgência pediátrica. A unidade, que funciona 24h, possui observação infantil, duas enfermarias com 15 leitos e a estabilização, que opera como uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo a coordenadora Geral do Fernando Franco, Joselita Sobral, a urgência pediátrica tem medicamentos e equipamentos modernos para atender a crianças de 1 ano e meio a 11 anos e três meses.
“Temos um serviço completo de urgência pediátrica, porém, a população quando precisa de atendimento nessa área, procura primeiramente o Huse (Hospital João Alves Filho) e o Hospital e Maternidade Santa Isabel. Para se ter uma ideia, na última segunda-feira (9) o Fernando Franco atendeu 230 adultos na clínica médica e apenas 30 pacientes na pediatria, sendo que temos capacidade para atender muito mais. A população precisa ter conhecimento de que temos também esse serviço para conseguirmos, inclusive, desafogar o Huse e o Santa Isabel”, disse.
O hospital possui três pediatras – dois na porta para atendimentos e um na observação infantil, onde ficam os casos mais complexos. Há também uma médica diarista que vai à unidade fazer avaliação das crianças que estão internadas. A coordenadora do hospital explica que, os casos de alta complexidade, depois de serem estabilizados, são encaminhados ao Huse ou ao Santa Isabel.
“Funcionamos como urgência, no entanto, os casos de alta complexidade, que são aqueles considerados mais graves, depois de serem estabilizados, são encaminhados ao Huse ou ao Santa Isabel. Mas ressalto que temos uma estrutura excelente em urgência pediátrica, somos referência também nessa área e estamos sempre de portas abertas para atendermos as crianças”, conclui Joselita Sobral.
Atendimentos
E o operador de máquina, Nelson Paixão, conta que sua filha, de 1 ano e 11 meses foi atendida rapidamente na unidade. “Minha filha estava com febre alta e tendo convulsões. Viemos para o hospital e ela foi atendida e logo medicada. Estou saindo satisfeito e continuarei cuidando dela em casa”, comenta.
Fonte: Ascom/SMS