quarta-feira, 24, junho/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Capital

Governo do Estado participa de entrega de trecho da BR-101 e autorização de novas obras para Sergipe

9 de abril de 2026
in Capital, Municípios
0
Governo do Estado participa de entrega de trecho da BR-101 e autorização de novas obras para Sergipe
Share on FacebookShare on Twitter

O vice-governador Zezinho Sobral participou, nesta quinta-feira, 9, ao lado do ministro dos Transportes, George Santoro, da entrega de um novo trecho duplicado da BR-101, em Sergipe, e da assinatura de ordens de serviço para novas obras rodoviárias no estado. A agenda foi realizada no município de Maruim.

A BR-101 é considerada um dos principais corredores logísticos do país e exerce papel estratégico em Sergipe, conectando o estado a outras regiões do Nordeste e viabilizando o escoamento da produção agrícola, industrial e turística.

Ao destacar a importância da obra para o estado, Zezinho Sobral enfatizou o impacto direto da intervenção na mobilidade e no desenvolvimento econômico regional. “A entrega deste trecho duplicado significa mais desenvolvimento para o nosso estado, para o nosso turismo e economia. Nós aguardávamos há muito tempo essa obra, porque aqui era onde tínhamos um dos maiores engarrafamento na BR-101, prejudicando o fluxo de veículos e o escoamento da produção. Agora, com a entrega deste trecho e dos demais que devem ser entregues até dezembro, a BR-101 vai poder acompanhar o novo momento de crescimento econômico de Sergipe”, pontuou Sobral. 

Durante o evento, foi oficialmente entregue um segmento de 8 quilômetros duplicados da BR-101/SE, entre Maruim e o povoado Pedra Branca, em Laranjeiras. A obra amplia a capacidade de tráfego e reforça a segurança viária em um dos trechos mais movimentados da rodovia, que registra fluxo superior a 20 mil veículos por dia. 

Para o ministro George Santoro, a entrega faz parte de um esforço mais amplo de retomada dos investimentos federais por todo Brasil. “Sergipe chegou, em 2021, a ter o pior nível da malha rodoviária federal, mas, com a retomada dos aportes a partir de 2023, hoje o estado tem um nível excelente, com 80% da malha em bom estado”, informou. 

O ministro também destacou que a meta do Governo Federal é avançar na duplicação da rodovia, com a expectativa de entrega do trecho duplicado até Alagoas até o fim do ano. “As intervenções vão contribuir diretamente para a redução de acidentes e melhoria do fluxo, com a implantação de passarelas e novas estruturas ao longo da via”, detalhou George Santoro.

Segundo o prefeito de Maruim, Gilberto Maynart,  a entrega traz benefícios diretos para a população local e para quem visita Sergipe. “É uma obra muito significativa, o nosso povo já espera essa duplicação há muito tempo. A entrega é importante para segurança e redução do tempo de deslocamento para quem utiliza a via diariamente”.

Novos investimentos

Além da entrega, o ministro e o vice-governador participaram da assinatura das ordens de serviço para novos investimentos na malha rodoviária federal em Sergipe. Entre as intervenções previstas estão a duplicação de aproximadamente 50 quilômetros da BR-101/SE Sul, no trecho entre Estância e a divisa com a Bahia, e a revitalização da BR-349/SE, ligando os municípios de Malhada dos Bois e Neópolis.

As obras na BR-101/SE Sul incluem a construção de uma nova pista em concreto, recuperação da via existente, ampliação de pontes e implantação de viadutos e passarelas. Também estão previstos contornos rodoviários para retirar o tráfego pesado das áreas urbanas de Estância, Umbaúba e Cristinápolis. 

O prefeito em exercício de Estância, Cristóvão Freire, reforçou o volume de investimentos e o conjunto de obras em andamento, destacando que a retomada dos projetos estruturantes no estado tem permitido avanços significativos na infraestrutura e na economia regional. “É uma obra que a gente já esperava há muito tempo e o nosso presidente Lula está realizando. Isso demonstra a parceria do Governo do Estado com o Governo Federal para o crescimento do nosso sul e centro-sul do estado, que são regiões produtivas, com um centro industrial importantíssimo”.  

Já o prefeito de Neópolis, Allysson Tojal, chamou atenção para a revitalização da BR-349, no trecho entre Malhada dos Bois e Neópolis, enfatizando que a iniciativa também atende a uma demanda antiga da região. “É um sonho para a nossa região, toda aquela área vai ser revitalizada e se ligar à ponte Neópolis-Penedo, uma belíssima obra do governo Lula, que tem participação de Renan Filho e também do nosso governador Fábio Mitidieri. A gente cobrou muito isso e, hoje, se torna realidade”, contou o gestor do município ribeirinho.

Fotos: Reinaldo Moura

Notícias Relacionadas

Getam recupera motocicleta com restrição de roubo no Bairro Lamarão

Centro de Hemodinâmica do Huse qualifica linha de cuidado ao infarto em Sergipe

Mutirão de drenagem soluciona problemas históricos da Travessa Praia Formosa, na 13 de Julho

PAA Estadual garante entrega de mais de 7 toneladas de alimentos em Aracaju e Riachuelo

Nossa Senhora da Glória recebe segunda edição do Sergipe Participativo

Defesa Civil alerta para maré alta a partir desta quinta-feira em Aracaju

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato