terça-feira, 28, abril/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Educação

Fies: inscrições para vagas remanescentes seguem até 29 de abril

27 de abril de 2026
in Educação
0
Fies: inscrições para vagas remanescentes seguem até 29 de abril
Share on FacebookShare on Twitter

Começaram na quarta-feira, 22 de abril, as inscrições para ocupação das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2026. O Edital nº 24/2026, que rege a seleção, foi publicado no dia 6 de abril pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu). As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet até o dia 29 de abril, por meio da página do programa, disponível no Portal Acesso Único: https://acessounico.mec.gov.br/fies

Podem se inscrever os candidatos que atendam, cumulativamente, aos seguintes requisitos:

– Participação em uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010;

– Média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos;

– Nota na redação superior a zero;

– Renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos;

– Condições de atingir a frequência mínima exigida para o primeiro semestre de 2026 no curso escolhido.

Haverá vagas destinadas à ampla concorrência e cotas para autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, tanto no Fies como no Fies Social, que é a reserva de 50% das vagas para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com registro atualizado. Ao serem pré-selecionados pelo Fies Social, poderão solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais do curso.

Todos os candidatos devem se certificar de que possuem condições de atingir a frequência mínima exigida, que é de 70% de presença, e concluir o curso já no primeiro semestre de 2026, conforme a opção de curso, turno e local de oferta escolhidos no momento da inscrição, uma vez que, de acordo com o edital, o financiamento é válido exclusivamente para o referido período. Ou seja, não haverá postergação da pré-seleção da vaga para semestres letivos futuros.

O resultado da chamada única será divulgado no dia 7 de maio. Entre os dias 8 e 11 de maio, os pré-selecionados na chamada única devem validar as informações declaradas na inscrição diretamente na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior. Depois disso, será a vez da validação das informações no banco. O prazo para essa última validação é de até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil, logo após a data da validação da inscrição pela CPSA, realizada na instituição de ensino para a qual o estudante foi pré-selecionado.

Lista de espera

Quem não for pré-selecionado na chamada única será incluído automaticamente na lista de espera, cuja convocação ocorrerá no período de 15 a 29 de maio.

Classificação e modalidades de concorrência

A classificação seguirá a ordem decrescente das notas do Enem, com prioridade para:

– Candidatos sem ensino superior que nunca foram beneficiados pelo Fies;

– Candidatos sem ensino superior que quitaram financiamentos anteriores;

– Candidatos com ensino superior que nunca foram beneficiados pelo Fies;

– Candidatos com ensino superior que quitaram financiamentos anteriores.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC, instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Seu objetivo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que aderirem ao programa e possuírem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Fonte: MEC

Notícias Relacionadas

Novo modelo de ensino a distância é realidade em Sergipe

Enem 2026: encerra hoje prazo para o candidato pedir isenção da taxa de inscrição

Abril Laranja: Aju Animal realiza ações de conscientização sobre maus-tratos em escolas de Aracaju

Programa Alfabetiza Sergipe inicia atividades pedagógicas do ano letivo com formação de educadores

Governo de Sergipe inicia pagamento da segunda parcela de recursos do antigo Fundef

Prefeitura leva acompanhamento especializado a alunos com TEA em escolas da rede municipal

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato