Um ambiente confortável e acolhedor. É assim que pais e responsáveis legais de alunos avaliam a estrutura da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) em Tempo Integral Maria Ruth Winny Cardoso, a nova unidade de ensino da rede no bairro Santa Maria, cujas aulas foram iniciadas no início deste mês. Com 191 alunos matriculados até o momento, a escola tem capacidade para 210 e oferta ensino em tempo integral, para crianças de 0 a 5 anos, que permanecem na unidade das 7h às 16h.
Com projeto arquitetônico moderno e diferenciado, que visa à promoção do desenvolvimento integral dos alunos, a nova escola é fruto de um investimento de R$ 4,2 milhões, feito pela Prefeitura de Aracaju em convênio com o Governo Federal.
“Pensar na arquitetura das escolas é pensar, inclusive, o modelo de educação que queremos propor. No passado, as escolas se apresentavam muito mais próximas a estruturas de controle. Modernamente, esses processos arquitetônicos têm sido pensados para promover a liberdade e desenvolvimento dos indivíduos”, explica o secretário municipal da Educação, professor Ricardo Abreu.
De acordo com o gestor, esses novos projetos arquitetônicos consideram também a modernização do pensamento pedagógico, no que diz respeito aos alunos da educação especial. “A escola precisa ser pensada tanto em relação aos alunos que possuem necessidades de características cognitivas, quanto para aqueles que precisam de adaptações no ambiente arquitetônico para locomoção. Aonde um estudante vai, todos os estudantes precisam ir. Essa escola foi pensada para atender a essas exigências e potencializar a sua atividade-fim, que é fazer com que a criança aprenda bem, desenvolva e seja um cidadão pleno em nossa sociedade”, destaca.
De acordo com a coordenadora de Infraestrutura e Edificações da Secretaria Municipal de Educação (Semed), arquiteta e urbanista Rafaela Nascimento de Azevedo, a estrutura moderna e diferenciada dessa escola segue um projeto de padrão nacional. A unidade possui dez salas de aula, todas elas com solário, espaço em que as crianças podem ter acesso ao ar livre e ficar expostas à luz do sol por alguns momentos durante o dia. Além disso, possui também uma sala de amamentação, caso alguma mãe necessite amamentar o filho.
As salas de aula são equipadas de modo a estimular o desenvolvimento, dentre outras, de habilidades motoras. A escola conta também com sala multiuso, refeitório, banheiros para Pessoas com Deficiência (PcD) e uma ampla área de convivência com brinquedos utilizados para atividades pedagógicas.
“A arquitetura prioriza muito o espaço da sala de aula como área de vivência. A dimensão das salas é bem favorável para que os alunos possam ter todo o tipo de atividades. A área de serviço foi muito bem planejada, seguindo todas as normas e regras de vigilância sanitária. Um ambiente muito bem executado vai proporcionar bem-estar a quem está frequentando o espaço. As crianças, estando bem à vontade e confortáveis na escola, vão querer sempre estar lá. Essa é uma escola que traz a sensação de segurança, onde os alunos se sentem acolhidos”, ressalta a arquiteta Rafaela Nascimento.
Segurança e acolhimento
Diretora da nova Emei do Santa Maria, Silvana dos Santos explica que as salas são climatizadas e a maioria possui banheiro próprio, com toda a estrutura voltada para a autonomia da criança na faixa etária de 0 a 5 anos. Exemplo disso é que as louças sanitárias e as pias dos banheiros foram implantadas com uma altura para que as crianças possam alcançar sozinhas.
“Aqui, a criança está em um ambiente todo preparado e estruturado para a sua idade. É um prédio arejado, iluminado, amplo, e isso é acolhedor e atrativo, traz conforto e comodidade, tanto para o professor, quanto para o aluno que está sendo atendido. A área de convivência no meio da escola contém espumados, que são brinquedos adquiridos pela Semed e que possuem toda uma intencionalidade. Eles ajudam no desenvolvimento, coordenação motora e socialização dos alunos”, disse.
A diretora ainda fez um balanço bastante positivo dos primeiros dias de aula. “As famílias vieram, as mães que tiveram disponibilidade nos ajudaram na alimentação, na higiene, nas informações que precisamos ter a respeito das crianças que vão se adaptar em um ambiente novo, com pessoas novas. É um sonho realizado”, afirmou.
“Achei bem legal. É o primeiro ano do meu filho na escola e estou gostando bastante. Está tudo perfeito e eu adorei a área de lazer onde as crianças podem brincar”, conta Claudiane Paloma, mãe de uma das alunas da escola.
Opinião semelhante tem Letícia Brunelle, mãe da pequena Luiza Emanuelle. A estrutura é bem diversificada. Tem muitos brinquedos e outras coisas que atraem a atenção das crianças. Os banheiros são bem organizados e, além disso, as professoras são bastante atenciosas”, enfatiza.
Fonte: AAN