sexta-feira, 26, junho/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Economia

Estado anuncia R$ 120 milhões em crédito para a agropecuária sergipana com novo Plano Safra

5 de novembro de 2022
in Economia
0
Estado anuncia R$ 120 milhões em crédito para a agropecuária sergipana com novo Plano Safra
Share on FacebookShare on Twitter

O Plano Safra 2022-2023 foi anunciado quinta-feira (3) durante a feira agropecuária Exporingo, em Lagarto, que acontece até este domingo (6). O novo plano tem como objetivo fomentar a agropecuária regional e traz novo recorde de recursos liberados por meio do Banese, com R$ 120 milhões em crédito para a agropecuária. O valor é mais um recorde de recursos destinados pelo banco para o setor. O empresário Geraldo Majella Barbosa, criador da Exporingo, manifestou felicidade pela escolha da exposição e feira multisetorial de agronegócio para lançamento do novo plano de investimento que, segundo ele, está em sintonia com o objetivo do evento que é de impulsionar o setor agropecuário.

O diretor de Crédito e Serviços do Banese, Ademário Alves, destacou as novidades do Plano Safra para o período entre julho de 2022 a junho 2023. “Dentro desse novo plano o Banese deu início à renovação automática dos contratos de crédito para custeio agrícola, após a liquidação, permitindo mais agilidade ao processo de concessão dos financiamentos rurais; anunciou a abertura de duas unidades de atendimento especializado ‘Banese + Agro’ no interior do estado, sendo uma em Lagarto e outra em Itabaiana, e reforçou os investimentos na agricultura familiar segmentando o crédito por atividades prioritárias, como a citricultura, piscicultura, rizicultura, pecuária leiteira e irrigação de hortaliças e frutas. Entre as novidades, também estamos disponibilizando o acesso às tecnologias digitais para previsão meteorológica e análises climáticas. Vamos incentivar que o produtor use aplicativos digitais desde a previsão de plantio até a comercialização. Enquanto banco de fomento, ter estratégias fortes e sólidas para o desenvolvimento de Sergipe faz parte da nossa missão”,  salientou Ademário Alves.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), Zeca da Silva, o processo de construção do Plano Safra 2022-2023 discutindo prioridades com o setor produtivo e com os órgãos de assistência técnica do governo já é um marco na história do banco e chega para reforçar um novo ciclo de fomento para a agropecuária sergipana, atendendo a todas as cadeias produtivas incluindo o grande, médio produtor até a agricultura familiar. Portanto, o plano está dentro de nossa expectativa com mais investimentos que a safra anterior e com possibilidade de atender todas as microrregiões, promovendo, desta maneira, uma maior diversificação de culturas e mais desenvolvimento rural de nosso estado”, afirmou.

O secretário de Estado da Fazenda, Marco Antônio Queiroz, mostrou em números que o Banese é um grande braço do Governo de Sergipe, e que tem incentivado a agricultura e a pecuária sergipana. “O Banese começou com esse tipo de investimento no ano de 2018 quando disponibilizou pouco mais de R$ 18 milhões, e vem ampliando e diversificando cada vez mais as linhas de crédito para o setor agropecuário. Isso significa que o banco ocupou o espaço que estava, digamos, mal preenchido”. Queiroz explicou que só no quadriênio 2019-2022, o valor disponibilizado cresceu 120%, saindo de R$ 55 milhões em 2019 para os R$ 120 milhões do Plano Safra atual. “E uma demonstração do reconhecimento do governador Belivaldo Chagas para com esse segmento que é tão importante para o Brasil e para Sergipe”, pontuou.

Na avaliação do presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (Faese), Ivan Sobral, o plano apresentado pelo Banese vai ajudar o produtor rural. “Nós tivemos a oportunidade de participar das discussões que foram feitas dentro do próprio Banese, com a equipe da Secretaria da Agricultura, Emdagro, Cohidro, Ministério da Agricultura e da própria Fase. Então a gente pode dizer que é um plano muito robusto, que atende as necessidades do produtor sergipano, cada vez mais adentrando aí nesse mundo agro. Tenho certeza de que vai colaborar bastante para a nossa safra, trazendo esse volume de recursos que são  satisfatórios e vão ajudar bastante nosso produtor rural  que tem, cada vez mais, investido em tecnologia e melhoria da produtividade”.

Fonte: ASN

Notícias Relacionadas

Ministério do Trabalho e Emprego inicia, nesta sexta-feira (15), pagamento do quarto lote do abono s...

Governo federal anuncia subsídio para frear aumento no preço dos combustíveis

Governo do Estado divulga calendário de pagamento dos servidores do Executivo para maio

União Europeia retira Brasil da lista de países autorizados a exportar carnes e suspende compra a pa...

Custo da cesta básica em Aracaju aumentou 3,49% no mês de abril

Petrobras tem lucro de R$ 32,7 ​bilhões no 1º tri de 2026, queda de 7,2%

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato