O governador Jackson Barreto esteve com o Ministro do Turismo, Marx Beltrão, na manhã desta quarta-feira, 23, em Brasília. Ao lado do deputado federal Fábio Reis, o governador discutiu a obra do Centro de Convenções e a divulgação do destino turístico Sergipe em praças nacionais e internacionais.
Sobre a reforma e ampliação do Centro de Convenções, o governador explicou que a obra está em ritmo lento por falta dos recursos federais. “O Governo do Estado já investiu os recursos de contrapartida, mas agora estamos precisando da parte do Governo Federal”, disse.
O ministro afirmou que, apesar das dificuldades orçamentárias e financeiras, vai enviar recursos para que a obra possa retomar o ritmo devido. “Vamos destravar um valor de imediato para que a obra possa ser retomada”, garantiu.
Na ocasião, Jackson Barreto convidou Beltrão para conhecer a obra do Centro de Convenções e outros projetos no setor turístico, realizados pelo Governo do Estado por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). “Existe uma série de ações sendo planejadas e outras em andamento para desenvolver o setor turístico do nosso estado. Estamos escrevendo uma nova página no turismo de Sergipe e vamos precisar de todo apoio do ministério”, afirmou o governador.
Na próxima semana, o secretário de Estado do Turismo, Saulo Eloy, discutirá com o ministro apoio na divulgação do destino Sergipe em praças nacionais e internacionais. “Vamos colocar nossa estrutura para ajudar Sergipe a divulgar melhor seu destino. Também solicitaremos o apoio da Embratur nesse sentido”, disse Marx Beltrão, que aproveitou a reunião para ressaltar a relação cordial com o deputado federal Fábio Reis. “Fazemos parte da mesma bancada e tenho uma gratidão por Fábio Reis. Todos assuntos relacionados ao Ministério do Turismo para Sergipe que estiver ao nosso alcance, nós iremos nos empenhar ao máximo pra resolver”, declarou.
Prodetur
O Programa de Desenvolvimento do Turismo é uma linha de crédito entre o Governo do Estado e o BID no valor de U$ 100 milhões (mais de R$ 300 milhões) para o desenvolvimento do turismo em Sergipe, setor produtivo capaz de dinamizar a economia, injetando, de forma rápida e eficiente, recursos financeiros e humanos na geração de empregos, contribuindo para o aumento da renda per capita do estado e na melhoria da arrecadação. A contrapartida estadual é de U$ 40 milhões.
O Prodetur tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da política nacional de turismo e consolidar a gestão turística cooperativa e descentralizada, oportunizando um modelo de desenvolvimento turístico a partir do qual os investimentos dos governos estaduais e municipais respondam tanto às especificidades locais quanto a uma visão integral do turismo no Brasil. Serão contemplados investimentos na construção e recuperação de orlas e equipamentos turísticos, patrimônio histórico, qualificação da mão-de-obra, infraestrutura de apoio e fortalecimento institucional do turismo. Entre as obras estão nova Orla de Aracaju, implantação de esgotamento e da orla do povoado Crasto, em Santa Luzia do Intanhy, dois atracadouros no povoado Caibros, em Itaporanga; construção da orlinha do povoado Curralinho, em Poço Redondo; as reformas da Orla Por do Sol e do Centro de Turismo em Aracaju.
Agência Sergipe de Noticias