Visando reforçar as ações de fomento à inclusão nas unidades municipais de ensino, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), firmou parceria com a Universidade Tiradentes (Unit) para execução de projetos de extensão nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), com foco na Educação Especial.
Com a colaboração das Coordenadorias de Educação Especial (Coesp) e de Educação Infantil (Coeinf) da Semed, a Unit, por intermédio do Núcleo Interdisciplinar de Extensão, irá realizar formação para professores das Emeis, intervenções com os alunos e reuniões com os pais e responsáveis. Os encontros trabalharão no enfoque da saúde mental, deficiências e transtornos, com características e identificação precoce, nutrição, saúde integral, entre outros temas essenciais na efetiva Educação Especial do público infantil.
Para alinhamento das atividades, a coordenadora de Educação Especial da Semed, Maíra Ielena Nascimento, e a técnica da Coeinf Jussara Barbosa, se reuniram, na terça-feira, 7, com o coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Extensão da Unit, Heriberto Anjos, que esteve presente de forma online, por videoconferência.
De acordo com Maíra Ielena, inicialmente, as Emeis beneficiadas com o projeto são a Maria Ruth Wynne Cardoso e a José Brandão de Castro, unidades onde serão trabalhados diversos tópicos necessários para uma educação plena e inclusiva nas unidades.
“A gente vai tratar sobre identificação precoce, sobre as principais características dos sintomas de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Autismo, a higiene, alimentação saudável, entre outros. Na educação, é preciso pensar nesses públicos, não nos cabe tão somente formar sobre o futuro. A gente precisa, também, fazer intervenções bem sucedidas junto aos estudantes, considerando a condição e habilidades que muitos apresentam e oferecendo orientação às famílias que precisam muito desse apoio”, destaca.
Ressaltando a importância do projeto para que as crianças estejam realmente inseridas em ações com os profissionais e suas as famílias, a técnica Jussara Barbosa avalia que será benéfico o público ter consciência de como lidar com todos os estudantes, com ou sem deficiência.
“O projeto reforça uma inclusão consciente e promotora de benefícios para todos os professores, pais e, principalmente, a criança que precisa se desenvolver na sua integralidade. Para isso, ela precisa estar bem no ambiente escolar. Portanto, nós só temos a agradecer ao prefeito, ao secretário municipal, ao nosso diretor do DEB, que está permitindo essa parceria, e à Unit, que tem desenvolvido vários trabalhos sociais aqui no município. Tenho certeza que será tudo muito gratificante e maravilhoso”, declara.
Com um calendário já organizado, tendo a primeira ação marcada para o dia 13 deste mês, na Emei Maria Ruth, com foco na Educação Integral, a partir de conversas com os pais e responsáveis, o coordenador Heriberto Anjos explica que, para a execução do projeto, antes foram realizados diagnósticos e avaliações da realidade de cada Emei.
“Primeiro, a gente visitou, analisou e fez o diagnóstico das escolas. Essa etapa é muito importante e nos ajuda a construir as ações e intervenções. Nós tivemos conversas com a equipe diretiva e com os professores, que são os que entendem o que a unidade precisa, A partir disso tudo, planejamos as atividades e vamos repensando até que converse diretamente com o objetivo de todos envolvidos. Espero que o projeto seja executado da melhor forma e beneficia a todos. Representando a todos do núcleo Interdisciplinar de extensão da Unit, agradecemos a receptividade da Semed e espero que as intervenções se desenvolvam positivamente”, diz o professor Heriberto.
Foto: Ascom Semed