sábado, 13, junho/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Educação

Educação antirracista é tema de conversa com estudantes quilombolas de Brejão dos Negros

23 de maio de 2024
in Educação
0
Educação antirracista é tema de conversa com estudantes quilombolas de Brejão dos Negros
Share on FacebookShare on Twitter

Ação tem o objetivo de oportunizar um momento de escuta sobre situações de racismo vivenciadas por estudantes

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio da Coordenação de Educação do Campo e Diversidade (Cecad), segue com as rodas de conversas sobre educação antirracista. Dessa vez, o encontro aconteceu no Colégio Estadual Quilombola 3 de Maio, localizado no povoado Brejão dos Negros, em Brejo Grande, na região do baixo São Francisco. A ação também contou com a participação de alunos do Colégio Estadual Professora Roberta Ramalho de Souza e do Colégio Estadual Otávio Bezerra, ambos de Japoatã, além do Colégio Estadual Professor Antonio Calixto de Figueiredo Cruz, de Ilha das Flores.

Com a temática ‘Discutindo o racismo no cotidiano escolar’, o objetivo da ação é instigar a discussão e ouvir o relato dos estudantes sobre situações de racismo que vivenciaram e/ou presenciaram, buscando formas de combate e a resistência. Durante a atividade, os alunos presentes puderam prestigiar a apresentação do poema ‘Gritaram-me negra’, de Victoria Santa Cruz, interpretado pela aluna Rebeca Mayara Matos e colegas do Colégio Otávio Bezerra, e a apresentação cultural intitulada ‘Pastoril escolar’, sob a orientação da professora Rosana Guedes da Silva, responsável pelo projeto ‘Memorial Brejão dos Negros’, desenvolvido no Colégio Quilombola 3 de Maio.

A roda de conversa foi mediada pela professora Flávia Santos, técnica do Cecad, que comentou sobre a iniciativa para discutir e combater o racismo no ambiente escolar. “A conversa ocorreu com estudantes da rede pública estadual de ensino, com os objetivos de trabalhar a educação das relações ético-raciais e encontrar formas de resistência ao racismo”, explicou.



De acordo com Flávia Santos, a roda de conversa abordou situações de racismo e discriminação sofridas na escola e na família. “Os participantes compartilharam suas experiências e sentimentos, o que ajudou a entender melhor o tema. A união é fundamental para combater o racismo e qualquer forma de discriminação”, complementou.

Maria Eduarda, 17 anos, aluna da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Quilombola 3 de maio, falou sobre a relevância deste dia e enfatizou o quanto o aprendizado agregou na sua formação. “O ponto-chave foi o momento em que tratamos algumas expressões que são racistas, mas que utilizamos em nosso cotidiano sem saber que são racistas. Também penso que a participação de alunos de outras escolas agregou muito nessa atividade em que pensamos formas de combater o racismo na escola”, ressaltou. 

Fotos: Cecad Seduc

Notícias Relacionadas

Encceja 2026: prazo de inscrição gratuita termina nesta sexta-feira

Seis professores recebem Título de Cidadania Aracajuana nesta sexta-feira

Pré-Uni da Seed intensifica preparação para o Enem com revisão de Ciências Humanas neste sábado, 16

Educkathon deve reunir mais de 2 mil participantes em Aracaju

Aluno terá que pagar R$ 720 mil por ocupação indevida de cota racial

UFS reforça luta antirracista com debates sobre ações afirmativas e cultura no 1º Sarau da Resistênc...

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato