sexta-feira, 18, julho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Educação

Educação antirracista é tema de conversa com estudantes quilombolas de Brejão dos Negros

23 de maio de 2024
in Educação
0
Educação antirracista é tema de conversa com estudantes quilombolas de Brejão dos Negros
Share on FacebookShare on Twitter

Ação tem o objetivo de oportunizar um momento de escuta sobre situações de racismo vivenciadas por estudantes

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio da Coordenação de Educação do Campo e Diversidade (Cecad), segue com as rodas de conversas sobre educação antirracista. Dessa vez, o encontro aconteceu no Colégio Estadual Quilombola 3 de Maio, localizado no povoado Brejão dos Negros, em Brejo Grande, na região do baixo São Francisco. A ação também contou com a participação de alunos do Colégio Estadual Professora Roberta Ramalho de Souza e do Colégio Estadual Otávio Bezerra, ambos de Japoatã, além do Colégio Estadual Professor Antonio Calixto de Figueiredo Cruz, de Ilha das Flores.

Com a temática ‘Discutindo o racismo no cotidiano escolar’, o objetivo da ação é instigar a discussão e ouvir o relato dos estudantes sobre situações de racismo que vivenciaram e/ou presenciaram, buscando formas de combate e a resistência. Durante a atividade, os alunos presentes puderam prestigiar a apresentação do poema ‘Gritaram-me negra’, de Victoria Santa Cruz, interpretado pela aluna Rebeca Mayara Matos e colegas do Colégio Otávio Bezerra, e a apresentação cultural intitulada ‘Pastoril escolar’, sob a orientação da professora Rosana Guedes da Silva, responsável pelo projeto ‘Memorial Brejão dos Negros’, desenvolvido no Colégio Quilombola 3 de Maio.

A roda de conversa foi mediada pela professora Flávia Santos, técnica do Cecad, que comentou sobre a iniciativa para discutir e combater o racismo no ambiente escolar. “A conversa ocorreu com estudantes da rede pública estadual de ensino, com os objetivos de trabalhar a educação das relações ético-raciais e encontrar formas de resistência ao racismo”, explicou.



De acordo com Flávia Santos, a roda de conversa abordou situações de racismo e discriminação sofridas na escola e na família. “Os participantes compartilharam suas experiências e sentimentos, o que ajudou a entender melhor o tema. A união é fundamental para combater o racismo e qualquer forma de discriminação”, complementou.

Maria Eduarda, 17 anos, aluna da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Quilombola 3 de maio, falou sobre a relevância deste dia e enfatizou o quanto o aprendizado agregou na sua formação. “O ponto-chave foi o momento em que tratamos algumas expressões que são racistas, mas que utilizamos em nosso cotidiano sem saber que são racistas. Também penso que a participação de alunos de outras escolas agregou muito nessa atividade em que pensamos formas de combater o racismo na escola”, ressaltou. 

Fotos: Cecad Seduc

Notícias Relacionadas

Emoção e expectativa marcam entrega dos kits da primeira turma do ‘Sergipe no Mundo’ de 2025

Ministério da Educação publica portaria que regulamenta educação a distância e define regras para po...

Governador entrega reforma do Centro de Excelência José Rollemberg Leite no Agamenon Magalhães em Ar...

Rede Pública Estadual de Ensino está em reta final de preparação para retorno às aulas no dia 21 de ...

Alunos da segunda turma do ‘Sergipe no Mundo’ de 2025 dão mais um passo para intercâmbio com emissão...

Universidade Federal de Sergipe ofertará novos cursos no campus de Itabaiana a partir de 2026

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato