O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) atendeu 109 ocorrências durante os três dias do Pré-Caju 2024. A prévia carnavalesca aconteceu de 8 a 10 de novembro, na orla da Atalaia, em Aracaju, tendo sido empregados na operação 483 bombeiros militares e 27 viaturas. A maioria das ocorrências registradas foi de atendimento pré-hospitalar, um total de 97, seguida por 11 afogamentos.
“Avaliamos o resultado da operação Pré-Caju 2024 como bastante positivo. Este ano reforçamos significativamente nossa capacidade operacional, possibilitando um melhor atendimento à sociedade. A presença de equipes da corporação ao longo de todo o percurso, bem como de guarda-vidas nas praias e lagos da orla possibilitaram um atendimento rápido tanto de prevenção quanto de reposta, além de proporcionar a sensação de confiança a quem compareceu ao evento”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Cardoso.
A corporação atuou em diversas áreas durante os três dias de festa: combate a incêndio, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar, bem como vistorias com relação ao cumprimento das medidas contra incêndio e pânico. Além de viaturas especializadas para cada tipo de atendimento como motos aquáticas, quadriciclos, para combate a incêndio, busca e salvamento e ambulâncias, drones da corporação foram utilizados para o monitoramento de toda a área da festa.
Os atendimentos pré-hospitalares realizados envolveram excesso de consumo de álcool, quedas da própria altura, desmaios, torções, entre outros. Os afogamentos foram registrados na praia. Foram contabilizadas três ocorrências no primeiro dia – quando a festa aconteceu no camarote-, 45 no segundo e 61 no terceiro, dias com blocos percorrendo a avenida.
Fonte: Ascom/CBMSE