O Conselho Municipal de Saúde de Aracaju (CMS) está planejando ações para o exercício de 2017. Uma das principais metas para este ano é a Conferência de Saúde das Mulheres, cujo tema central é “Saúde das Mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”.
A Conferência de Saúde das Mulheres vem sendo organizada pelos Conselhos do município e do estado. “Nós acertamos com o Conselho Estadual de realizarmos esta conferência de forma regionalizada, ou seja, com os municípios que fazem parte da Regional de Saúde de Aracaju e vai acontecer no dia 27 de abril”, informou Núbia Santana, primeira secretária do Conselho de Saúde de Aracaju e representante do segmento usuário.
Os municípios que fazem parte da Regional de Aracaju são: Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Itaporanga D’Ajuda, Laranjeiras, Santa Rosa de Lima, Divina Pastora e Riachuelo.
Faz parte do planejamento do CMS de Aracaju reativar os conselhos locais de saúde. São 44 Unidades de Saúde da Família e 44 conselhos locais. “Mas alguns não estão em pleno funcionamento. Então estamos organizando um seminário de formação para mostrar a importância destes conselhos locais”, explicou Núbia.
O CMS está organizando também a etapa municipal da Conferência de Vigilância em Saúde, mas ainda não foi definida a data da realização. “Já está pronto o projeto de lei para alteração da lei do período de mandato do CMS, hoje são dois anos, mas queremos alterar para quatro anos. Em breve vamos enviar à Câmara”, disse a primeira secretária, acrescentando que também este ano será construído o Plano Municipal de Saúde.
O CMS de Aracaju é composto por 40 conselheiros titulares e 40 suplentes. A mesa diretora é formada pelo presidente José Augusto Couto dos Santos, pelo vice-presidente e secretário Municipal de Saúde, André Sotero, pela primeira secretária Núbia Santana Bispo, o segundo secretário Jorge Lopes de Santana e a secretária executiva Maria Celeste Costa de Souza. No último dia 12 de janeiro, a mesa diretora reuniu-se no gabinete do secretário de saúde e no dia 31, houve a primeira reunião conjunta com o Conselho Estadual de Saúde.
Fonte: Ascom/SMS