quinta-feira, 25, setembro/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Capital

CMA aprova 04 projetos em redação final; um deles institui a Semana Municipal do Lixo Zero

21 de novembro de 2023
in Capital, Política
0
CMA aprova 04 projetos em redação final; um deles institui a Semana Municipal do Lixo Zero
Share on FacebookShare on Twitter

Nesta terça-feira (21/11), 15 projetos de lei foram discutidos na Câmara de vereadores de Aracaju. Dentre eles, 04 projetos estão em redação final e foram aprovados. Com isso, eles seguem para sanção ou veto do prefeito Edvaldo Nogueira. Além deles, outros 11 projetos de lei foram analisados, sendo 3 em 2ª votação e 08 em 1ª votação.

CMA aprova 04 projetos em redação final, conheça quais são

O PL nº 122/2023 institui, no calendário oficial de eventos do município de Aracaju, a “Semana Municipal Lixo Zero”. De autoria do vereador Breno Garibalde (União Brasil), a Semana deve ser comemorada anualmente, na última semana do mês de outubro.

O PL nº 191/2023 obriga a substituição de sinais sonoros estridentes por sinais musicais ou visuais adequados a estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) nos estabelecimentos de ensino de Aracaju e é da autoria da vereadora Emília Corrêa (Patriota).

O Projeto de Lei nº 145/2023, de autoria do vereador licenciado Dr. Manuel Marcos (PSD), cria uma carteira de identificação digital do paciente hemofílico, em Aracaju. Já o PL nº 146/2023, também de autoria do vereador licenciado Dr. Manuel Marcos, institui a campanha municipal de conscientização sobre a hemofilia, a ser comemorada anualmente no dia 17 de abril.

Outros 11 projetos de lei foram discutidos no plenário

Um dos projetos discutidos e aprovados em 2ª votação é de autoria do vereador Eduardo Lima (Republicanos) e fala sobre a cassação da inscrição municipal de empresas que praticam maus-tratos contra animais (PL nº 166/2023). Com a aprovação, o projeto vai ser votado em redação final, para depois ser encaminhado ao Executivo.

Em 1ª discussão, o projeto de lei nº 43/2023, de autoria da vereadora Sônia Meire (PSOL), cria o Dossiê Mulher Aracajuana e foi aprovado. O projeto tem a finalidade de ajudar no combate à violência contra a mulher.

Também em 1ª discussão, o Projeto de Lei nº 131/2023, de autoria da vereadora Sheyla Galba (Cidadania), dispõe sobre a utilização do cordão de girassol como símbolo para a identificação da pessoa com deficiência oculta no município.

Em 1ª discussão, o PL Nº 167/2023 institui, no calendário oficial do município de Aracaju, a Semana Municipal da Educação no Trânsito. Ele é de autoria da ex-vereadora Professora Ângela, que faleceu no dia 06 de outubro.

De autoria do vereador Isac Silveira (PDT), o projeto de lei nº 178/2023 declara a feira da central de abastecimento de Sergipe (CEASA) como patrimônio cultural imaterial do município de Aracaju. O projeto foi aprovado em 1ª discussão.

Vale ressaltar que os projetos em 1ª discussão passarão por mais duas votações (2ª discussão e redação final). Somente após esse processo, o projeto de lei segue para o Executivo.

Requerimentos

Nesta terça-feira foram aprovados 07 requerimentos pelos parlamentares. Dois deles foram da vereadora Sônia Meire (PSOL), sendo que o de n° 761/2023, solicita que seja oficiada a Prefeitura Municipal de Aracaju, para que informe qual será a destinação das artesãs que trabalham no J Inácio, bem como seja informado se existe data para promover a realocação das artesãs.

O requerimento nº 721/2023, de autoria da vereadora Emília Correa, solicitou à secretária de Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, para encaminhar à Câmara Municipal o quantitativo de neuropediatras que atuam em Aracaju.

Notícias Relacionadas

Linda Brasil defende prevenção aos abusos sexuais na internet

Em grande expediente, vereadores abordam projeto de lei para ambulantes, CPI da SMTT e homenagem a Z...

Pesquisadora do GEPPS/UFS orienta sobre sinais de alerta e cuidados com a saúde mental

Luciano Pimentel celebra Política Estadual de Cannabis que rendeu a Sergipe destaque nacional

Veraxs Premia 2025: A Força da Gestão celebra líderes que constroem confiança nos condomínios

Marcelo Sobral parabeniza Agroshow de Canindé de São Francisco

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato