sexta-feira, 24, abril/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Destaques

Cirurgiã plástica alerta para risco de queimaduras no uso incorreto do álcool

24 de julho de 2020
in Destaques, Saúde
0
Share on FacebookShare on Twitter

O alerta para os cuidados com a utilização do álcool gel e líquido para higienização das mãos e limpeza da casa, durante a pandemia da Covid-19 continua. De acordo com estatística do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), o Pronto Socorro do hospital e a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), contabilizou no período da pandemia, 12 pacientes que se acidentaram ao manusear o produto de forma incorreta, como explica a referência técnica da Cirurgia Plástica do Huse, Moema Santana.

“O cuidado com o uso do álcool para limpeza de objetos em casa e ,principalmente, a higienização das mãos deve ser realizado com atenção. Tivemos desde o início da pandemia do coronavírus um total de 12 atendimentos a vítimas dessas queimaduras, é sim um número considerável porque deveria nem ter acontecido, tivemos, inclusive, grandes queimados com boa parte do corpo atingida. Vale frisar que em casa o ideal é a lavagem das mãos com água e sabão, já na rua é importante fazer a higienização das mãos com o álcool em gel a 70%”, informou a médica.

Dentro de casa, o álcool gel ou líquido 70% deve ser utilizado para limpar superfície de contato como a maçaneta da porta e produtos que venham de fora, mas, se em seguida a pessoa for manusear fogo ou fogão, é importante lavar as mãos para que não tenha o perigo de se queimar. Foi o que aconteceu com uma paciente que continua internada na UTQ do Huse. A jovem foi fazer a limpeza da casa e de alguns produtos e depois foi acender o fogão, o pior aconteceu.

“Ela é uma grande queimada e continua internada conosco na UTQ do hospital. Como o álcool é um produto altamente inflamável, a mão dela ainda estava úmida e não deu outra, acabou se queimando. Outros casos acontecem por cozinharem utilizando o produto na versão líquida e não tomarem os devidos cuidados”, enfatizou Moema Santana.

A primeira vítima de queimaduras por álcool em gel durante a pandemia do coronavírus aconteceu no mês de abril, foi uma criança que brincava com o produto, seguida de três adultos que residem no interior do Estado. Caso aconteça a queimadura, o correto é levar ao posto de saúde mais próximo para o médico definir a gravidade da lesão.

Fonte: SES

Notícias Relacionadas

Hemose abre neste sábado, 25, para reforçar estoques de sangue em Sergipe

Sergipe recebe mais de R$ 16 milhões de investimentos do Novo PAC da Saúde

Ministério da Saúde alerta para risco de casos de sarampo após Copa

Novo estudo indica que exame de sangue pode prever Alzheimer em fase inicial

Governo de Sergipe autoriza convocação de 315 aprovados no concurso da Secretaria de Estado da Saúde

Anvisa aprova Mounjaro para crianças e adolescentes com diabetes tipo 2

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato